Como as animações corporativas te ajudam a se conectar com seu público

Somos grandes fãs das animações corporativas. E, por sermos um estúdio de animação, teríamos muitos motivos para isso. E não é porque elas são bonitinhas ou têm animações legais. É porque eles são bastante eficientes. Assim, dentro do leque de possibilidades de comunicação que uma empresa tem, vemos que os vídeos e as animações corporativas são as que dão mais resultado. Sabe por que? Porque as animações conseguem unir as pessoas. E, acredite, você precisa disso na sua comunicação corporativa.

Podemos começar pensando o porquê dessa mídia ser tão completa. Primeiramente, já na sua concepção, as animações corporativas combinam a comunicação através do design. Somado com a narrativa em movimento, além de recursos de áudio. Tudo isso é bastante impactante e essencial para criar um conteúdo envolvente para marcas compartilharem suas histórias. Além de alcançarem pessoas de maneiras diferentes e apresentar mensagens em um pacote muito mais atraente que qualquer outro.

OK, mas o que são animações corporativas?

Por se tratar de um formato ainda novo no Mercado, ainda vemos algumas confusões em seu entendimento. Podemos chamar as animações corporativas de vídeos? Desenhos animados? Vinhetas? Storytelling animado? São diversas formas de se referir à mesma técnica de comunicacão.

Basicamente, as animações corporativas são um vídeo animado. Agora, a estética usada pode ser muito variada. Elas podem ser feitas com animações 2D, ou até mesmo em 3D. Podem ter ilustrações mais sérias, desenhos mais divertidos, e até mesmo ter a mão desenhando em tempo real. As animações corporativas podem incluir áudio, narração ou efeitos sonoros (na verdade é importante que elas tenham isso). Enfim, tudo que ajudar a essa animação a ter mais força, impacto e criatividade deve ser aplicado para que ela seja, como falamos acima, sempre eficiente.

Como as animações corporativas podem ajudar uma empresa?

Podemos encaixar as animações corporativas como uma responsabilidade do departamento de Marketing ou de Comunicação de uma empresa. Geralmente são essas áreas que entram em contato conosco para criarmos suas animações corporativas. No entanto, isso está mudando (e mudando rápido). Assim, é cada vez mais comum outros departamentos nos procurarem. Afinal, sabemos que os vídeos não são apenas eficientes nas vendas. Como também em treinamentos, explicações, prospecção, comunicação interna, etc. Portanto, não é uma ferramenta exclusiva de áreas específicas dentro de uma empresa.

Concluindo: todos precisam de animações corporativas para se comunicar melhor e com mais eficiência. Quer saber porque? Veja abaixo 5 maiores benefícios das animações corporativas para sua marca, produto, serviço, treinamento ou empresa:

01. Elas impactam suas emoções

Além de chamar a atenção de primeira (muito mais que um texto ou uma imagem), as animações corporativas afetam nossas emoções. E não tem como fugir. Afinal, é uma resposta biológica que temos para imagens em movimento. De acordo com o fenômeno do contágio emocional, imediatamente nos empatizamos e espelhamos as emoções das experiências que vemos retratadas em uma tela. (É por isso que você experimenta medo físico em um filme de suspense ou terror).

As animações são essenciais ainda mais quando falamos de algumas técnicas de comunicação como o próprio storytelling. Quando você precisa contar histórias, as animações corporativas oferecem as ferramentas essenciais para ajudá-lo a se comunicar. Dessa forma, trilha sonora, narração e recursos visuais impressionantes podem trabalhar juntos para criar uma história impactante.

02. Elas traduzem informações para facilitar a compreensão

Qualquer tipo de comunicação visual é eficaz porque tem como alvo o modo como o cérebro processa informações. Simples assim. E funciona! O processamento visual de imagens em movimento é quase instantâneo. (Um estudo do MIT de 2014 descobriu que você pode processar informações visuais em menos de 13 milissegundos. Ou seja, muito mais rápido que textos.)

Portanto, é por isso que muitas coisas são mais fáceis de entender se você puder “assisti-las” e não “lê-las”. Através da narrativa visual, combinada com as animações, podemos quebrar informações complexas, transmitindo informações de maneira simples e clara. Portanto, como falamos acima, essa entrega é especialmente útil para:

Tutoriais: o Motion Design é ótimo sempre que você precisar exibir, e não apenas contar. Esse tipo de animação corporativa é muito utilizada para treinamentos, aulas, EAD, etc.

Processos: como algo funciona? Como devemos proceder? Qual é o processo? As animações corporativas são uma ótima maneira de detalhá-los. E para o público, ter a oportunidade de poder acessar esses processos animados para poder consultar e até aprender coisas novas é essencial.

Visualização de dados: dados que parecem densos e impenetráveis ​​podem ser facilmente trazidos à vida através da visualização.

Conceitos abstratos: Animações são uma ótima ferramenta para esclarecer, contextualizar ou explicar informações que não podemos ver ou tocar. É uma maneira de concretizar ideias através de ilustrações e animações.

Deixar o complexo simples: nós vivemos isso todos os dias: explicar processos complexos dos nossos clientes de forma simples. E as animações corporativas sempre são a melhor solução. Qualquer assunto difícil pode ser traduzido em uma animação simples e direta com o Motion Design.

03. Elas são uma experiência passiva

Agora, falando de comunicação de empresas, as animações corporativas são imbatíveis. Veja: o Tubular Insights informa que os consumidores passam cerca de 6 horas por semana assistindo conteúdo de vídeo nas redes de mídia social. Não é surpresa para ninguém, certo? Afinal, vivemos na era da morte da televisão e da busca por conteúdos on demand.

E sabe por que gostamos? Porque assistir a vídeos é uma experiência passiva. Você não faz esforços. É só se sentar confortavelmente e deixar as informações, animações e emoções entrarem. Por isso que esse formato de comunicação não para de crescer.

A mesma coisa acontece com as animações corporativas. Os espectadores não precisam ler, explorar dados ou exercer muita energia mental. Eles só precisam pressionar play e sentar. (Lembre-se de que a maioria dos consumidores prefere assistir a ler.) Assim, quando você precisa enviar uma mensagem contida, fazer isso através de animações facilitará o consumo dos espectadores.

04. Elas podem ser reaproveitadas

Agora que as plataformas sociais e de mídia oferecem suporte a vídeo, você pode divulgar suas animações corporativas em muitos lugares e de várias maneiras. Parece um detalhe, mas essa questão te ajuda a estender o ciclo de vida de uma campanha de publicidade digital com muita facilidade. Além disso, existem outras possibilidades. Você também pode dividir um vídeo para criar conteúdo personalizado para grupos específicos. Assim como adicionar seu gráfico de movimento a uma apresentação ou e-book. Com tópicos perenes ou vídeos explicativos, você terá uma peça de comunicação perene funcionando para sua marca.

05. Eles são ótimos quando você está com pouco tempo

Velocidade de informação. É isso que todos os expectadores buscam hoje. É sabido que a atenção diminui dia após dia, e que, consequentemente, vídeos longos são menos assistidos. Dessa forma, a maioria dos vídeos online tem duração de 30 segundos a 2 minutos. O que é incrivelmente útil quando você precisa causar um impacto o mais rápido possível.

Sem contar com a questão da habilidades de processamento que um vídeo nos dá. Assim, permitindo que você diga mais com menos conteúdo. Por exemplo, o que pode ser explicado em um artigo de 1.500 palavras pode ser mostrado em apenas um minuto. Assim como um processo complicado pode ser explicado visualmente em 15 segundos. Sua natureza intrinsecamente visual também torna as animações corporativas úteis se você estiver em um ambiente em que não pode confiar no áudio (por exemplo, uma área movimentada de feiras, telas em salas de espera de empresa, corredores, etc.

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