MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como criar uma apresentação profissional mais eficaz

Todo executivo precisa de uma apresentação profissional mais eficaz. Não basta ser bonitinha. Tampouco criativa. Precisa dar resultados. Entenda aqui:

Nem sempre se apresentar significa estar em um ambiente seguro. A audiência pode ser composta tanto por pessoas que você conhece e sabe como lidar como também por desconhecidos que você sequer sabe o nome. E você precisa desenvolver uma única apresentação que agrade a todos. Assim, tudo o que você precisa é de uma apresentação profissional mais eficaz.

Claro que a máxima sobre gregos e troianos logo vem à mente. Mas você não precisa crer que haverá um separatismo drástico no meio de sua apresentação. Aliás, você não precisa sequer ter medo ou ficar ansioso com isso. apresentações de negócios podem (e devem) ser tarefa que você irá desempenhar com naturalidade e, principalmente, sucesso. E trabalhar isso através de uma apresentação profissional mais eficaz só lhe dará mais confiança.

Uma apresentação profissional mais eficaz lhe dará confiança

Eis algumas dicas para sua apresentação garantir ainda mais os resultados que você busca. E, repare, que as dicas estão organizadas como etapas até o resultado. Portanto atente-se quanto à ordem delas. Ela é importante para a criação da sua apresentação profissional mais eficaz:

Conheça sua audiência e entenda sua perspectiva

Lembre-se de que, independente do assunto que você irá apresentar, a perspectiva de quem irá assistir será distinta para cada tipo. pode ser um grupo de estudantes, colegas de trabalho, a diretoria da empresa (ou qualquer cargo acima), investidores etc. Todos eles possuem uma visão diferente, perspectiva e, principalmente, desejos. Você pode apresentar o mesmo assunto, mas saiba como entregar a mensagem da forma adequada para cada um.

Pesquise

Você precisa ser experiente no assunto. Saber o que está falando e viver o assunto que está abordando. Não estamos falando de você apresentar algo que todos já sabem. Receita infalível para gerar tédio. Mas sim de algo novo, seja uma nova tendência ou uma estratégia de mercado que ainda está sendo estudada por alguma empresa ou profissional. O importante é você ir munido de informações. Nem preciso falar que, também, isso o ajuda no preparo para perguntas após a apresentação, certo?

Guarde suas fontes

As fontes de suas informações são tão importantes quanto elas próprias, sem elas você será apenas uma pessoa com uma opinião – nada contra opiniões pessoais, mas as pessoas querem informações concretas, com fundamento, palpáveis. Importante: não precisa inserir as fontes em sua apresentação (a não ser que ela seja entregue a cada um, para leitura particular, como documento), apenas guarda-las para, quando houver um questionamento, poder cita-las.

Escreva seu discurso

Não dependa apenas do material que irá apresentar ou, se não tiver um, da confiança em excesso de que “tudo vai dar certo, eu conheço o assunto, ele corre em minhas veias” – todos são suscetíveis a insegurança ou a esquecerem alguma parte do que deveriam falar. Ainda existe muita relutância de diversos profissionais quanto a preparar seu discurso, porém ainda é a forma mais eficaz de garantir que o que precisa ser falado será, de fato, falado.

Planeje sua apresentação

Se você irá fazer sozinho ou irá contratar uma agência (cof cof, MonkeyBusiness), o planejamento ainda se faz necessário – as imagens precisam estar alinhadas com o conceito, as informações visuais precisam ser mínimas (para não desviarem a atenção da audiência para o que você está falando). Temos um post falando sobre isso, sem contar que nosso blog está cheio de dicas para você preparar sua apresentação.

Treine sozinho

Provavelmente você sentirá vergonha alheia no começo, mas esse momento passa. É importante você treinar sozinho – e repetidamente – pois você treinará os mínimos detalhes que deseja, desde alinhar seu discurso com os slides até mesmo gestos, entonação de voz e postura.

Treine com alguém

Se você sentiu vergonha alheia na etapa anterior, aqui sentirá mais e, novamente, lhe digo que esse momento passa. Treinar com outras pessoas é provar no fogo o que você preparou, sem contar que receber feedback é uma das melhores formas de aperfeiçoar algo. Lembre-se: não tem problema em treinar com familiares, porém não faça apenas com eles (pois eles não tem a sua vivência nos negócios), treine também com colegas de trabalho, que certamente terão feedbacks mais profundos.

Prepare-se

Com tudo em mãos, é hora de praticar mais um pouco e preparar sua apresentação como um todo. Para isso, sua imaginação será importante: imagine-se na frente de todos, repasse a apresentação e construa-a sendo feita com excelência, imagine você recebendo aplausos – e vaias também, planeje como você irá explorar a área onde irá palestrar, os pontos para onde irá olhar enquanto fala etc. Atletas profissionais utilizam a técnica como forma de preparo antes de sua performance, por que você não? E lembre-se: faça isso momentos antes de se apresentar.

Cuide do visual

Sim, as pessoas irão reparar em você, e por que não? Você estará na frente de todos, em destaque, apresentando um assunto que eles escolheram estar lá para assistir. Aliás, a maioria soube que seria você a apresentar e foram para lá – conhecendo-o ou não, a primeira impressão é a que fica, e você não quer passar uma imagem ruim nos primeiros minutos, certo? Entender a audiência serve, também, para você entender a melhor forma de se vestir, arrumar e se portar.

Cuecas, lingerie e contato visual

Achou estranho? Não se assuste, a técnica de imaginar a audiência vestindo apenas suas roupas íntimas é bem antiga. Porém existe uma técnica tão antiga quanto e que funciona até melhor: contato visual. Você pode, sim, buscar pontos focais que tenham um grupo de pessoas no campo de visão, porém o contato visual é muito mais eficiente – gera empatia.

Perguntas

Certamente haverão perguntas ao final de sua apresentação. E para ela ser uma apresentação profissional mais eficaz você precisará ter controle sobre a situação. Faça isso gerenciando quem pergunta, sua resposta e por fim, quanto tempo existe para essa atividade. Lembre-se: quando alguém fizer uma pergunta, repita-a em voz alta para aqueles que não puderam ouvir. E, apenas depois, responda. E não se apresse em responder, não há nada de errado em fazer uma pausa para formular a resposta, ao invés de sair falando tudo que vem à mente.

Saída

Mesmo aqueles que amam se apresentar e aparecer uma hora precisam sair de cena. Esse talvez seja um dos maiores segredos de uma apresentação profissional mais eficaz. E esse detalhe também é importante: agradeça a todos (principalmente se houverem patrocinadores que precisem ser mencionados). Anuncie que você irá disponibilizar sua apresentação para todos. E, se for uma pessoa acessível, que está disponível para contatos particulares. Não invista muito tempo se despedindo.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em fazer uma Apresentação Profissional mais eficaz.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.