MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Apresentações em Hangouts Meet: o seu palco é o universo

Em épocas de apresentações em Hangouts Meet, o paradoxo socrático nunca foi tão apropriado:

“só sei que nada sei”

Porque, de fato, nada sabemos sobre o futuro que nos aguarda.

Só sabemos que o nosso planeta continuará girando e orbitando o sol. Isso enquanto houver planeta. E enquanto houver sol. Mas o que ocorrerá ao longo desse período de duração indeterminada é o tipo de sobreaviso ao qual ninguém jamais terá acesso. A propósito, as únicas pessoas que poderiam dizer convictamente que “preveem o futuro”, de certa forma, são os meteorologistas. Quanto aos outros bilhões de habitantes terrestres, o que resta é contentar-se com a imprevisibilidade da natureza e da vida.

Mas, ei! Não precisa atribuir um tom de negatividade à introdução desse artigo!

Afinal, mesmo que essas constatações pareçam carregadas de uma certa apreensão, é muito mais saudável pensar na imprevisibilidade como algo que nos impulsiona a continuar criando e nos movimentando.

Uma história de previsões. Ou tentativas de.

Desde os primórdios da singularidade humana, fazemos previsões de ordem prática que nos ajudam a prevenir eventuais infortúnios. É como quando colocamos um guarda-chuva na mala mesmo quando não há uma única nuvem no céu. Ou quando fazemos um seguro de vida mesmo sem apresentar nenhum problema de saúde.

Somos uma espécie dotada de uma incrível habilidade de precaução. E muitas vezes essa precaução é um elemento determinante para que novos meios de vida passem a existir, e que novas ferramentas, antes improváveis, passem a fazer parte do nosso dia a dia.

Este é o caso das apresentações remotas, realizadas através de plataformas como o Hangouts Meet. Uma alternativa de comunicação que pode parecer incômoda para alguns, pouco prática para outros. Mas que na verdade representa uma modalidade que certamente será muito presente no universo das apresentações daqui pra frente.

O futuro das apresentações é remoto

Talvez você tenha torcido o nariz ao ler essa afirmação. Isso é compreensível, visto que somos seres sociáveis, que priorizam encontros presenciais sempre que possível, por entender que não há comunicação mais clara do que a do “olho no olho”.

De qualquer maneira, há de se admitir que uma apresentações em Hangouts Meet tem um poder de abrangência muito maior e permite que a sua mensagem chegue a muito mais lugares do que uma apresentação tradicional.

Ainda está cético sobre isso? Ok.

Imagine você, então, se o futuro da espécie humana — estamos falando de um salto de aproximadamente mil anos no futuro — estiver fadado ao confinamento em naves espaciais. Com uma população de quase 10 bilhões de habitantes, seria improvável um cenário no qual todos conseguissem viver no mesmo lugar, certo?

Neste caso, os estados brasileiros provavelmente seriam separados em diferentes naves. E aquela ponte Rio X São Paulo, por exemplo, já não consistiria em uma simples viagem de avião, que pode ser feita a qualquer hora do dia por um executivo carioca que precise comparecer como speaker de uma convenção comercial em Ribeirão Preto.

A melhor solução, então, seria realizar uma convenção remota, aberta a um público espalhado por diferentes naves espaciais. Dessa forma, a mensagem teria um poder de alcance muito maior, e poderia afetar positivamente as vidas e os negócios realizados tanto nessa nave, quanto naquela, e naquelas três outras que também estivessem participando da reunião. Em apresentações em Hangouts Meet!

Os desafios das apresentações em Hangouts Meet

É claro que, apesar de vermos muito mais prós do que contras na modalidade de apresentações a distância, elas não vêm sem desafios. Afinal, existe todo um novo mindset a ser estimulado na cultura empresarial e todo um planejamento interno para que essa alternativa funcione bem. Essas coisas jamais seriam vistas como um problema para os habitantes do futuro especulativo que construímos aqui, mas encontram resistência no nosso tempo. Justamente pelo fato de ainda não ser algo imprescindível nesse momento.

Mas, novamente, a única coisa que sabemos é que nada sabemos. E é por isso que devemos nos munir de possibilidades desde já, reconhecendo os desafios deste cenário e dominando certas habilidades antes de todo mundo.

Convidamos você, então, a entender como transformar apresentações em Hangouts Meet em uma espécie de “guarda-chuva na mala em um dia de sol”.

“ET TU, BRUTE?!”

Essa é uma fala icônica presente no terceiro ato da primeira cena da tragédia Júlio César, de Shakespeare. Por mais desconexa que uma citação teatral possa parecer nesse momento, ela reflete exatamente o primeiro ponto para que a sua apresentação à distância não seja acometida pelo grande mal da falta de foco que normalmente atinge pessoas que estão ouvindo uma conversa de longe.

Isso porque a frase proferida por Júlio César ao se descobrir traído pelo filho é um exemplo pontual da importância da projeção de voz para produção de efeito dramático.

Isso não quer dizer que você precise ser um exímio ator teatral durante apresentações em Hangouts Meet. E sim que a maneira como seu discurso é projetado através da sua voz é um fator decisivo para que os ouvintes permaneçam atentos e interessados ao conteúdo que você está oferecendo a eles.

Demonstre toda a sua eloquência, incisão de tom de voz em momentos importantes, e utilize um vocabulário que valorize expressões motivacionais fortes. Desse jeito, todo mundo vai olhar para você com os mesmos olhos de alguém que fica fascinado ao testemunhar a intensidade dramática de uma boa atuação teatral.

Ofereça um espetáculo visual cheio de movimento

Os paralelos com o teatro vão para além da projeção de voz. Afinal, um outro ponto de atenção é o visual da apresentação, que deve encher os olhos do seu interlocutor como um projeto cenográfico deslumbrante.

Apresentações em Hangouts Meet oferece um leque de facilitadores, que permitem realizar uma reunião remota com o mesmo grau de pessoalidade que uma reunião presencial. Basta passear pelos recursos dessa e de outras plataformas de apresentações à distância para perceber que a única diferença entre essa modalidade e a presencial é, de fato, a presença física.

E assim como o exercício de projeção de voz, os recursos visuais também são uma importante carta para chamar a atenção do público.

Tudo é possível através das apresentações em Hangouts Meet. Tudo mesmo. Por isso, não precisa pensar em simplificar o material da sua apresentação para torná-lo “passável” na plataforma. Aliás, a única coisa que talvez deva ser simplificada é o conteúdo escrito, pois com uma voz projetada e um visual impactante, você já tem basicamente tudo o que precisa para fisgar a atenção do seu público.

Criando impacto em apresentações em Hangouts Meet

A melhor maneira de criar impacto na sua apresentação à distância é criar metáforas visuais instigantes que deem respaldo aos seus argumentos. Além disso, o ideal é que todo esse visual seja acompanhado de muito movimento, pois esse é o aspecto decisivo para transformar a sua apresentação em algo orgânico, com vida própria. Algo que possa funcionar como uma extensão perfeita dos pontos argumentativos do seu discurso.

Viu só? Uma apresentação à distância não precisa ser vista como algo inferior e cheio de ruídos de comunicação. Já passamos desse tempo. Hoje, e daqui em diante, a tendência é que recursos como esse continuem evoluindo e construindo novas formas — ainda melhores — de nos comunicarmos com nossos devidos públicos.

Aqui no MonkeyBusiness, acreditamos muito no potencial de ferramentas como o Hangouts Meet. Para nós, elas representam o futuro da comunicação corporativa. Podem, desde já, ser vistas como grandes aliadas na promoção dos seus produtos, serviços e ideias. E mal podemos esperar para ajudar você a dar o primeiro passo em direção aos maravilhosos mistérios dessa nova maneira de fazer apresentações.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações em Hangouts.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.