MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Apresentações impactantes: menos é mais

Esse post veio de uma inspiração momentânea. Sempre falamos que menos é mais, e podemos ver essa máxima aparecer nas mais diversas áreas. Não é só na publicidade, design e em apresentações impactantes. Mas até em engenharia já nos deparamos com o bom e velho “menos é mais”. Vamos pensar um pouco melhor o que isso quer dizer?

Ao se construir apresentações impactantes, naquele momento em que ainda estamos pensando no seu conteúdo, é importante que tenhamos bastante claro qual a nossa principal mensagem e que ela seja evidenciada. Afinal, todo o resto passa a ser superficial. Isso porque grande objetivo das apresentações impactantes é a transmissão da sua mensagem. E para isso, precisamos de um bom trabalho de roteiro e de direção de arte.

Mas como tudo no mundo acaba se desvirtuando em algum momento. Motivado pela oportunidade de transmitir muitas mensagens ao mesmo tempo e apoiados pelos recursos visuais de uma boa apresentação, apresentadores tendem a sobrecarrega-las com informações demais. O resultado, então é o inverso do que essa ferramenta nos proporciona. Assim, esqueça o que você buscava com as apresentações impactantes.

Aquela apresentação que era super importante, a base do seu argumento, torna-se extremamente confusa. Muita informação, que muitas vezes não se conectam. Assim como ícones lotam todo o espaço, e caixas de texto gigantes são esmagadas slide por slide. Com tantos detalhes, a apresentação fica tão complexa que a mensagem acaba perdida no meio dessa confusão. Qual é a saída mais comum? Mais slides. E ai o que você ia falar em 20 minutos demora 2 horas.

Para concluir, para se ter apresentações impactantes você precisa simplificar essa apresentação. O que deve fazer?

Pensamos em três passos simples para te ajudar a recuperar o controle da sua apresentação. Afinal, como já dissemos, menos é mais:

01. Desconstruir:

Dê um passo para atrás e olhe para o que você realmente está tentando apresentar. Sabe aquele movimento que os americanos chama de Vôo da Águia? Saia do problema e o observe de cima. Não importa o tema da sua apresentação e até mesmo a sua mensagem. Em seguida, procure redesenhar sua apresentação usando apenas os títulos, as mensagens principais. Não se preocupe: é apenas para montarmos um esqueleto, uma versão mais simplificada. Essa versão não resolve o seu problema ainda, ela serve para fornecer uma visão geral do conceito e da mensagem principal que você tem que passar. Guarde esse exercício e pense o que pode ficar de fora desse esqueleto. Como fizemos nessa apresentação para a Uber:

02. Construir:

Cada parte principal da apresentação transforma-se num slide. Lembra-se dos títulos? Exatamente eles. Assim você divide sua mensagem de uma maneira que funciona numa apresentação. Agora é a hora de rechear cada parte dela com (pouca) informação. Esse formato irá te dar mais espaço para mostrar os detalhes e as relações referentes a cada parte do seu discurso. O que você está fazendo, quebrando as partes principais do seu conteúdo em slides é dividi-lo em cenas, que devem fazer o papel de deixar a sua informação mais concisa, e digerível. Além disso, é importante que você, como apresentador, entenda qual a quantidade de informações prefere apresentar por slide. Como fizemos nessa apresentação do Twitter:

03. Conectar:

Você quebrou o seu conteúdo em slides para facilitar a compreensão, mas apresentar sua informação nem sempre é um processo linear, como os programas de apresentação como o Powerpoint e o Keynote nos obrigam a pensar. Apresentadores devem corresponder às necessidades do seu público, e precisam de flexibilidade para discutir os detalhes da sua apresentação que são mais relevantes. Não se esqueça que a entrega da sua apresentação, ou seja, o momento em que você sobe no palco, é tão ou mais importante que a criação do seu Powerpoint. Como fizemos nessa apresentação do SBT:

Dê uma olhada de fora para sua apresentação. Ela cumpre com o que você pretendia quando a criou? Passa a sua mensagem com clareza? Vende a sua ideia? Se o seu público está levando muito tempo para decifrar a informação em cada slide, então eles não estão ouvindo o que você está dizendo. Simplifique suas apresentações, passe sua informação com mais clareza e menos voltas. Use o design e o roteiro, e quem sabe um pouco de Storytelling para isso. E conte com o MonkeyBusiness para criar a sua apresentação impactante.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Impactantes.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.