MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como criar um storytelling para apresentações de negócios

Como você pode desenvolver um storytelling para apresentações de negócios?

O storytelling para apresentações de negócios deixam seu picth mais criativo e conectado com o público. Elas também ajudam a desenvolver um conteúdo em direção ao objetivo do material. Isso porque, quando você pensa no formato de storytelling, desenvolve uma narrativa com conexões entre os assuntos, o que facilita o entendimento.

Pense no seguinte aspecto: fazer uma apresentação recheada de dados, números e gráficos. Você vai deixar de envolver a imaginação e as emoções da sua audiência, não vai criar conexões entre as informações, e vai atrapalhar a compreensão. Por outro lado, se você se preocupar em ativar as emoções e imaginação do seu público-alvo, criando pequenas histórias e analogias interessantes entre as informações, com certeza você vai ajudá-lo a compreender e se conectar melhor com o assunto, e além disso, você fará com que a audiência tome as decisões que você precisa que eles tomem.

Mas não é fácil! Criar um storytelling para apresentações de negócios é um desafio para a maioria dos apresentadores, por isso selecionamos quatro dicas para simplificar essa tarefa e colocar as histórias definitivamente em suas apresentações:

1 . Identifique o objetivo da apresentação. E da história.

Antes de pensar em que história contar, pense no porquê você quer contar essa história.  Você não pode perder tempo, ou arriscar confundir o seu público, incluindo uma história que não ajude a didática da sua apresentação.

Para ajudá-lo a desenvolver um pequeno storytelling, que vai acrescentar significado na sua apresentação, comece avaliando o conteúdo da apresentação existente para identificar quais partes dela podem se beneficiar com uma história.

Por exemplo, você pode notar que a parte do meio da sua apresentação é menos dinâmica do que o início ou o final. Pode ter muitas informações pesadas e o público se cansa facilmente. Se assim for, o meio de sua apresentação pode ser o lugar perfeito para uma história.

Ou, você pode descobrir que o principal ponto de sua apresentação não tem apelo emocional e, portanto, você decide adicionar uma história para o início de sua apresentação, onde você apresenta a mensagem principal do material. Assim, você conduz o público a ele com a força de um storytelling.

2 . Descubra a história

Já identificado a parte de sua apresentação que vai se beneficiar melhor do storytelling, agora é o momento de desenvolver esse storytelling. E é nessa hora que muitos profissionais travam. Porque começar a criar uma história do zero é uma tarefa difícil, mas há maneiras para se soltar.

É importante estar aberto a ouvir boas histórias. Referência é tudo para quem quer criar um storytelling que realmente impacte a plateia. Enquanto você está à procura da sua história, você precisa viver e respirar histórias. Se alimente dessas referências: livros, gibis, séries, novelas, filmes, podcasts. Essas são fontes de ideias para qualquer bom escritor de histórias.

Mas não se esqueça do público-alvo. Ele quem vai ditar o tipo e o tom da história. A diretoria de uma empresa provavelmente não se sentirá atraída por uma história medieval cheia de fantasia. Assim como um público mais jovem não vai querer ouvir uma história sobre o mercado financeiro.

3 . Mãos à obra

Uma vez que você já teve uma ideia da sua história, sabendo em qual parte ela entra para melhorar a sua apresentação, pense em como você quer termina-la. Em seguida, escreva o final da sua história antes de escrever qualquer outra parte dela.

É importante que a sua história termine com uma conclusão forte, pois vai ditar a força (da história) da sua apresentação. Não pode ser algo muito simples, que vai ser esquecido rapidamente. Começar por essa conclusão vai te ajudar a escrever o começo e o meio desse arco narrativo com o objetivo já definido.

Não se esqueça do conflito: não existe história sem ele. Ao escrever o início e o meio da sua apresentação profissional, procure um momento de complicação, de desafio, ou a mudança de circunstâncias que podem servir como impulso. É no momento de conflito que o público se conecta à história e presta atenção nela.

Depois de ter criado a história e posicionado ela no momento correto da apresentação, agora pense nas conexões: crie as conexões certas entre os slides, entre os assuntos, e como você vai levar o público da apresentação informativa ao storytelling e vice-versa. Faça a sua história com tom de conversação, para ficar mais próximo da plateia e gerar atenção: assim eles vão se sentir como se estivessem ouvindo a história contada por um amigo.

4 . Faça testes

Depois de ter desenvolvido o storytelling, bem como encaixa-lo na estrutura da apresentação, é hora de praticar. Antes de subir ao palco, veja se essa ideia realmente funciona. Para isso, não esqueça do seu objetivo: toda essa estrutura criada cumpre o que você espera do objetivo?

Esteja preparado para voltar ao PowerPoint, caso sua história não se conecte com o público durante seus treinamentos. Esse é o momento também de fazer pequenos ajustes de informações e ritmo. Sem o ritmo certo, seu não storytelling para apresentações de negócios funciona bem.

O mais importante de se usar a técnica de storytelling para apresentações de negócios é criar uma estrutura narrativa, onde você conecta as informações e deixar tudo mais fácil e confortável para o público. Pense nisso para sua próximas apresentações.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Storytelling para Apresentações.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.