Como criar um vídeo institucional mais interessante

“Corporativo demais”, “chato” ou “desinteressante”. Esses são adjetivos atribuídos a muitos vídeos institucionais que vemos por aí. Será que o vídeo da sua empresa se encaixa nesta categoria? Hoje nós sabemos que ter um vídeo institucional não é mais um luxo. É uma necessidade que todas as empresas. Mas ainda vivemos essa era de transição. Portanto, muitas empresas ainda não começaram a trabalhar em seu vídeo institucional.

Por isso, vale a pena pensarmos em algumas diretrizes que podem ajudar (e muito) na criação do seu vídeo institucional. Mas não se contente em fazer o que já foi feito. Nem o que o seu concorrente anda fazendo. Esqueça tudo isso e busque ter um vídeo institucional autoral. Ou seja: só você tem.

Chegou a hora de fazer algo grandioso. Aqui vão algumas dicas da Monkey para devolver o brilho do seu vídeo institucional!

PERGUNTE, PERGUNTE, PERGUNTE!

Antes de sair freneticamente escrevendo um roteiro para o seu vídeo institucional, pare e se questione: por que o meu público está assistindo ao meu vídeo? Em que estão interessados? Quais são suas necessidades? Quais respostas posso lhes fornecer?

Lembre-se que um bom vídeo institucional vai cruzar as informações do que você quer passar com aquilo que seu público quer ouvir. Assim, esqueça os tradicionais “sede própria”, “missão, visão e valores” e etc. Crie um vídeo institucional que converse diretamente com seu público. Como fazer? Com perguntas bem feitas!

Perguntas-chave funcionam como um gatilho para o seu público alvo. E prendem a sua atenção de um jeito que nenhuma timeline de acontecimentos ou histórico de empresa conseguiria fazer. Criar o seu vídeo institucional baseado nas prespostas que o seu público quer saber sobre a sua empresa é o começo do sucesso.

 

A ESTRUTURA IMPORTA! MUITO!

Se a estrutura de um vídeo nos importa quando assistimos filmes e programas de tv, acredite, a do seu vídeo institucional também importa para o seu público! Sua narrativa deve oferecer um fluxo que garanta envolvimento e clareza do começo ao fim. Assim, suas mensagens ganharão um poder maior.

Existem diversas estruturas narrativas prontas para vídeos e apresentações pela internet. O importante é avalia-las e entender qual seria a melhor para o seu discurso. Colocar as informações certas, na ordem certa, é essencial para o sucesso do seu vídeo.

 

FILTROS E CORES CRIAM O MOOD DO VÍDEO

As cores mexem com o psicológico do ser humano. E isso tem sido estudado desde antes de qualquer pantone existir. Agora, por que você ainda não está fazendo uso disso em suas narrativas? Dessa forma, pense sobre o que as cores dizem, como criam identidade, mexem com um público inconscientemente e coloque isso no seu vídeo institucional.

Não apenas a escolha crua de cores traz essa questão. Mas também os filtros. Ter uma boa direção de arte vai transformar aquele vídeo medíocre em algo autoral. Ou seja, que só você tem. Quanto mais autoral forem suas escolhas visuais, mais exclusivo será o seu vídeo. Abandone as soluções prontas e invista nisso.

Veja abaixo um exemplo criado aqui na MonkeyBusiness. Nessa vinheta para Televisão que criamos para o dia dos pais da Record, usamos somente 3 cores: azul, branco e vermelho:

 

ESCOLHA BEM O SEU LETTERING

O seu vídeo não está limitado ao que mostra graficamente. Portanto, não se esqueça dos letterings! Você pode e deve criar títulos e chamadas que reforçam a sua mensagem na cabeça do seu público. E essa é uma ferramenta de ensino poderosa de ensino. Ainda mais em uma obra audiovisual: nelas, podemos reforçar mensagens tanto no texto como no discurso, e também na direção de arte.

Perceba que suas informações importantes podem estar posicionadas em diversos meios de comunicação dentro de um mesmo vídeo. Elas podem ser escritas, representadas visualmente ou faladas. Qual é o melhor ponto para você?

Veja esse vídeo que criamos para o comercial da UOL Diveo apresentar uma nova solução para o mercado. Nele, posicionamos os pontos mais importantes no texto:

Chegou a hora de impactar – de verdade – a sua audiência com o seu vídeo institucional! Mas agora, de uma maneira positiva.

Hey! Nós podemos fazer o seu vídeo institucional. Afinal, somos uma agência de Motion Design. Apaixonados por movimento, criamos vídeos, animações e apresentações com planejamento, roteiro, design e animações sob nossa metodologia única do Design em Movimento.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Seja em animações, filmagens, ilustrações animadas ou qualquer outro. Concluindo: criamos para clientes que buscam se comunicar através do design em movimento.
Portanto, Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Assim, estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: sua Agência de Motion Design

Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, animações, vídeos ou qualquer outra plataforma. www.monkeybusiness.com.br