Como criar um vídeo marketing

Como criar um vídeo marketing? Na verdade, antes de entender essa pergunta, temos que saber o porquê do uso do vídeo marketing. Isso porque, ultimamente, ele aparece como uma alternativa aos vídeos publicitários, que vemos que, gradativamente, desagradam mais e mais pessoas.

Mas não basta abrir uma câmera e colocar um executivo para falar. Fazer um vídeo marketing deve ser muito mais do que isso. Então, para você que está pensando em como criar um vídeo marketing, nós levantamos algumas dicas. Portanto, veja abaixo e crie materiais melhores para o seu próximo vídeo:

01. Criação do Roteiro

Para criar um bom vídeo marketing, o primeiro passo é escrever o seu roteiro. Na verdade, antes mesmo de escrever o roteiro do seu vídeo existe o planejamento do roteiro. Planejar o que será dito e depois, efetivamente, escrever o roteiro do seu vídeo marketing, é essencial para se ter um bom vídeo. O roteiro será a espinha dorsal do vídeo e vai te ajudar a determinar as próximas etapas.

Estrutura em 3 atos

É importante saber que um roteiro de vídeo deve seguir uma estrutura narrativa clara. Como geralmente um vídeo marketing é curto (com 90 segundos ou menos), a melhor opção é manter uma estrutura clássica de começo, meio e fim. É o tipo de estrutura que você encontrará em muitos filmes de Hollywood! Enfim, é simples e funciona bem.

01. O quê?

Então, vamos pensar no roteiro do seu vídeo marketing assim. Desse jeito, sua estrutura deve responder a algumas perguntas básicas. Assim sendo, no início do vídeo marketing, seu roteiro deve responder à clássica pergunta “O quê?”. Ou seja, qual é o problema que seu público-alvo está enfrentando?

02. Como?

No meio do roteiro, responda o “Como?”. Ou seja, como o seu produto ou serviço ajudará seu público-alvo a resolver seus problemas? No entanto, esta solução deve ser explicada da maneira mais simples e direta possível. E também criativa. Afinal, seu vídeo marketing deve te ajudar a se destacar dos demais concorrentes.

03. Por quê?

No final, você deve responder “Por quê?”. Em outras palavras, por que seu público deve escolher sua solução, em vez da concorrência? É muito possível que existam outras empresas e marcas que oferecem produtos semelhantes. E que também podem resolver os problemas do seu público. Então, por que eles deveriam escolher você? Qual é a principal característica que torna o seu produto ou serviço o melhor? Concluindo, feche o seu vídeo marketing se diferenciando dos demais.

Roteiros para ser vistos, não lidos

Mas não acaba por aí. Depois que seu roteiro estiver pronto, recomendamos que você sempre o leia em voz alta, para ter certeza de que soa natural. Essa prática é bem comum aqui na MonkeyBusiness: nossos roteiristas têm o hábito de ler tudo em voz alta. E até a gravar os roteiros. Afinal, não escrevemos para sermos lidos, e sim para sermos assistidos.

Dessa forma, ler um roteiro em voz alta ajuda a garantir que as palavras escolhidas sejam as melhores para se comunicar a sua mensagem. Assim como a inflexão da voz, a velocidade e a ênfase em certas palavras.

02. Storyboard

Depois que seu roteiro estiver pronto, é hora do storyboard! Nesta etapa, você organizará todas as ações visuais do vídeo, desenhando-as em cenas. E não precisa ser um artista renascentista: você pode ilustrar cena a cena apenas para entender a sua ideia principal. Assim como quais elementos visuais vão aparecer nela.

Storyboard = validação

O storyboard é uma das etapas mais importantes do processo de produção de vídeo. Isso porque ele será a referência para o trabalho de ilustradores e animadores, atores e todos os demais envolvidos. Assim, é no storyboard que uma equipe grande se baseia para criar um vídeo. Por isso é importante que ele seja criado com cuidado. E validado com todas as pessoas que precisarão aprovar o vídeo.

03. Animação

O roteiro está pronto, o storyboard está pronto e aprovado por todos. Então, o próximo passo é transforma-lo em design em movimento. E perceba que nessa caso, estamos falando do tipo de vídeo marketing animado (não aquele com atores).

Assim, existem muitos tipos diferentes de estilos de animação. Portanto, na maioria das vezes, o melhor caminho é encontrar um estúdio de animação profissional (ou uma produtora de vídeo). Que tenha experiência em vídeos em motion design. Como escolher? Você pode definir se uma equipe ou produtora de vídeos é ideal para você olhando seu portfólio. E, com isso, sentindo qual estilo de animação funcionará para sua marca. Vendo também qualidade criativa, etc, você terá mais certeza de quem contratar para fazer o seu vídeo marketing.

O4. Narração e pós-produção

Calma! Seu vídeo marketing não está pronto ainda. Depois que a animação terminar, é hora de gravar a narração, além de adicionar efeitos sonoros, trilha e etc. E também sincronizar os tempos das animações com eles. Gravar uma voz pode ser muito complicado, mas não é impossível se você tiver a pessoa certa fazendo isso!

Locução = emoção

O locutor certo é aquele profissional que pode provocar uma emoção positiva e uma forte ligação emocional com o seu público-alvo. É aquele profissional que vai narrar as mensagens do seu vídeo marketing corretamente. Então, escolha um locutor que tenha a versatilidade de trabalhar com diferentes tons e inflexões, para provocar o efeito desejado.

Veja também qual é o tipo de voz que mais combina com a sua marca. Ou seja, ela é feminina ou masculina? Mais dura, fun, pesada? Enfim, você terá essas respostas observando com cuidado os parâmetros usados para a criação do seu roteiro.

Narração = conexão

Uma conexão positiva com seu público-alvo não é apenas sobre inflexão de voz. Seu locutor precisa falar o idioma da sua marca e representa-la em sua voz. Seus valores, forças, etc devem estar impressos nessa voz. Assim, uma empresa que precisa se posicionar como experiente, precisa de uma voz de alguém mais velho. Por outro lado, uma empresa que precisa de um vídeo marketing mais leve, talvez precise de um locutor com um apelo mais fun na voz. Tudo isso a fim de inspirar a identificação em seus espectadores.

Concluindo, depois que a voz é gravada, é hora dos toques finais! Correção de cor, trilha e os efeitos sonoros certos lhe darão um acabamento agradável e profissional. E deixarão o seu vídeo marketing mais eficiente para gerar resultados.

Hey! Nós podemos fazer o seu Vídeo Marketing. Afinal, somos uma agência de Motion Design. Apaixonados por movimento, criamos vídeos, animações e apresentações com planejamento, roteiro, design e animações sob nossa metodologia única do Design em Movimento.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Seja em animações, filmagens, ilustrações animadas ou qualquer outro. Concluindo: criamos para clientes que buscam se comunicar através do design em movimento.

Portanto, Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Assim, estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: sua Agência de Motion Design


Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, animações, vídeos ou qualquer outra plataforma.www.monkeybusiness.com.br