Como fazer um vídeo informativo? Foco na linguagem

Ninguém nega a importância de conteúdo de um vídeo informativo. Mas existem outros fatores, de igual ou até maior importância para serem levados em consideração. A forma em como a linguagem é expressada e organizada. Sem uma didática que expresse bem sua identidade e que organize a mensagem a ser comunicada, a qualidade do vídeo pode cair drasticamente.

Mikhail Bakhtin, sociolinguístico russo, diz que a linguagem compõe a realidade ao mesmo tempo que o mundo compõe a linguagem. Portanto, as pessoas, para ele, usam a linguagem para compor sua própria consciência. Afinal, recebemos milhares de informações todos os dias, internamente, como sentimentos, ou externamente, como livros. De alguma forma, o caos em nossa cabeça precisa ser organizado. E isso acontece na linguagem que utilizamos para nos expressar.

E se expressar bem é uma arte. Umberto Eco, grande intelectual italiano, em seu clássico livro “Como Se Faz uma Tese”, destaca a importância do conteúdo e da linguagem. Mas principalmente a organização do autor sobre o conteúdo escrito. Quanto mais assuntos são tratados dentro de uma tese, mais rasa ela fica. No entanto, aquele que se concentra em aperfeiçoar poucos assuntos, constrói uma tese bem mais rica e profunda.

O foco é importante no seu vídeo informativo

No seu vídeo informativo, não adianta falar de cinquenta assuntos ao mesmo tempo. Muitas pessoas acham que quanto mais informação tiver dentro de seu conteúdo, mais rico ele fica. O que acontece é justamente o contrário. Assim, a quantidade excessiva de informação banaliza todo o conteúdo comunicado. Três assuntos bem argumentados e desenvolvidos são melhores do que ter seis assuntos rasos, com falta de desenvolvimento e limite de tempo.

As informações são valiosas, e por isso precisamos tratar todas com respeito. Cada assunto demanda paciência, tempo e dedicação para serem propriamente desenvolvidos. O bom uso de uma linguagem para expressar e organizar seu conteúdo é essencial na hora de produzir um vídeo informativo.

Concluindo: Não tenha pressa. O espectador vai valorizar aquilo que é feito com perfeccionismo e calma, mesmo que tenha que ver 5 vídeos ao invés de 1. O próprio algoritmo do Youtube incentiva a visualização de uma série composta por vários vídeos. Afinal, é sempre bom lembrar que um espectador é um investidor de tempo e poder de consumo. E a informação é como uma corrente de energia, contanto que seja fornecida do jeito certo, existem dois lados que ganham com isso.

Hey! Nós podemos fazer o seu vídeo informativo. Afinal, somos uma agência de Motion Design. Apaixonados por movimento, criamos vídeos, animações e apresentações com planejamento, roteiro, design e animações sob nossa metodologia única do Design em Movimento.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Seja em animações, filmagens, ilustrações animadas ou qualquer outro, criamos para clientes que buscam se comunicar através do design em movimento.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: sua Agência de Motion Design

Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, animações, vídeos ou qualquer outra plataforma. www.monkeybusiness.com.br