Como Transformar sua Comunicação em Motion Design

Não é novidade dizer que criar uma peça animada envolve diversas etapas em um processo que deve extremamente bem orquestrado para funcionar. Afinal, nessa mesma peça de comunicação animada, teremos design, roteiro, animação, transição, trilha sonora, narração, etc. E se engana (feio) que acha que o mesmo profissional faz tudo isso acontecer. Não é a mesma pessoa. Portanto, são diversos times que devem trabalhar em sincronia para isso dar certo. E isso quer dizer que existem diretrizes que devemos seguir para que essa criação funcione.

Muito do sucesso de um Motion Design tem a ver com suas etapas anteriores. Como essa peça foi planejada? Quais eram os problemas de comunicação que deveriam ser solucionados? Como escrever um roteiro para ser assistido e não lido? Enfim, uma boa peça de Motion Design tem a ver com a maneira como o design de cada cena foi tratado antes mesmo de chegar ao estágio de animação.

Assim, veja abaixo algumas ideias de como criar seu Motion Design, pensando exatamente nessas questões:

01. Planejamento e Organização

Hoje o mercado do Motion Design exige velocidade e qualidade. Isso é complicado de se entregar, e precisa de planejamento. Assim, antes de sair criando, é preciso entender todos os parâmetros criativos daquele trabalho, mapeando todos os pontos críticos de problemas e de possíveis sucessos. Essas diretrizes serão um guia para a criação não sair do caminho. Lembre-se que o bom Motion Design é aquele que resolve os problemas de comunicação visual do seu cliente.

Organizar seus arquivos é básico. Como um projeto de Motion Design envolve vários deles, ter um método de organização de arquivos (e aplica-lo) é essencial para ganhar velocidade. Para começar, crie uma pasta para colocar todos seus arquivos, desde a referência até os arquivos finais. Dentro dessa pasta, crie subpastas para cada etapa do processo, como roteiro, design, animação, renderização, etc.

E ainda mais importante quando se trata de organização, é o sistema de arquivos dentro de seu programa de animação. Se você está trabalhando em AE, Premiere, Cinema 4D, o que quer que seja, nomear e agrupar arquivos corretamente irá percorrer um longo caminho quando chegar ao último minuto e você precisar encontrar rapidamente a cena ou camada que você precisa. Veja esse Motion Design que criamos como exemplo:

02. Escrevendo o Roteiro do seu Motion Design

Se você está escrevendo o roteiro do Motion Design, comece determinando as palavras-chave que vai utilizar, pensando na linguagem do cliente e o que ele busca alcançar com aquele vídeo. Também pense em como suas ideias escritas serão ilustradas. Afinal, combinar visuais fortes com um texto bem escrito é importante para criar uma boa peça de comunicação em Motion Design. Se você estiver escrevendo o roteiro, procure contemplar uma palavra-chave em cada frase com a qual você sabe que pode ilustrar de forma autoral. Lembre-se que um bom roteiro de Motion Design envolve não apenas criatividade, mas também assertividade. Ele tem que ajudar a peça a funcionar bem.

03. Crie Tudo em Camadas

Em animação e Motion Design é preciso ter tudo organizado em camadas separadas. Isso lhe dará mais condições e elementos de criar animações melhores. Ter tudo em camadas pode parecer difícil ou mais complicado, visto uma tarefa maior no começo, mas a recompensa em flexibilidade e movimento no final do seu trabalho vale a pena.

04. Planeje suas Animações Antes de Efetivamente, Animar

Entender a personalidade dos elementos em movimento ajudará a definir como você cria os seus. Saiba que o movimento, sua intensidade, velocidade e força atribuem características à sua criação. Assim, se é uma peça divertida e cheia de bolhas, você vai querer criar seus recursos com um movimento fluido e saltitante em mente. Então, pergunte a si mesmo: O que acontece com meus elementos? Eles vão cair, virar, deslizar, pular, esmaecer, esticar, transformar? É preciso definir isso antes mesmo de se animar, no momento de criar os elementos. Veja esse Motion Design que criamos como exemplo:

05. Crie Transições Sem Emendas

Se você está tentando criar uma animação perfeita, sem cortes, tente pensar em como cada cena pode se transformar na outra. Você tem que ser bom no corte e nas edições para fazer um motion design fluído. A chave para fazer isso com sucesso virá com o projeto em ordem, da primeira à última cena. Ao fazer isso, você poderá fazer conexões fáceis com determinados elementos. Dessa forma, eles podem passar de cena em cena, criando similaridade, e ajudando nas transições. Pense nas transições como última etapa da sua criação e tenha elementos separados em camadas para poder trabalhar com eles nessas emendas. Quanto menos elas forem percebidas, melhor. Veja esse Motion Design que criamos como exemplo:

06. Planejamento através de um Storyboard

Se você tem uma animação corporativa longa, ela terá vários cortes. E isso pode ser um problema de continuidade. Em animações é preciso mudar sua maneira de pensar. Nós da MonkeyBusiness temos 10 anos de mercado, e os primeiros 5 foram fazendo somente apresentações. Portanto, quando começamos a criar animações, tivemos que mudar o modo de pensar. Pensar com a mentalidade de um diretor ou editor de filmes fará com que seu processo de pensamento seja mais aberto e permitirá que você pense em cenas e composições mais envolventes.

Concluindo, não pense como cenas estáticas nem como slides de PowerPoint. Pense em planos: é um close-up, plano médio ou plano aberto? A câmera está se movendo? Pensar assim engrandece seu Motion Design, afinal os aspectos de filmagem e edição de filmes agora se aplicam na sua comunicação corporativa. Portanto, trabalhar com storyboards para registrar essas ideias é essencial. É nele que você vai aplicar todas essas ideias para que sua equipe ou agência de Motiuon Design produzam perfeitamente.

Hey! Nós podemos fazer o seu Motion Design Corporativo. Afinal, somos uma agência de Motion Design. Apaixonados por movimento, criamos vídeos, animações e apresentações com planejamento, roteiro, design e animações sob nossa metodologia única do Design em Movimento.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Seja em animações, filmagens, ilustrações animadas ou qualquer outro. Concluindo: criamos para clientes que buscam se comunicar através do design em movimento.
Portanto, Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Assim, estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: sua Agência de Motion Design

Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, animações, vídeos ou qualquer outra plataforma. www.monkeybusiness.com.br