MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Regra número 1 do storytelling: o conflito

Vai criar uma história? Por onde começar? Comece pela regra número 1 do storytelling: o Conflito. Seja para vender uma solução, explicar um conceito ou apresentar uma ideia, contar uma história é sempre uma boa opção para deixar sua apresentação mais profissional, impactante e emocional. Afinal, contar histórias é um hábito humano.

Independente da cultura, idioma ou situação, o ser humano é naturalmente uma espécie contadora de histórias. Empresas, porém, nem sempre entendem ou aceitam essa humanidade toda em sua comunicação. É aí que o Storytelling pode se tornar um risco, ao invés de uma solução.

Pense em todas as histórias que fizeram sucesso nos últimos tempos e tente encontrar um denominador comum entre elas, o que é que todas as grandes histórias têm em comum?

Conflito! A regra número 1 do storytelling

A Chapeuzinho vermelho teve que fugir do lobo mal. O Luke Skywalker tinha uma galáxia inteira para salvar. Até o Super-Homem já ficou sem poderes e teve que superar uma fase difícil. Todas as histórias que nos rodeiam, dos contos infantis até os best-sellers e blockbusters, contam histórias sobre personagens que resolveram problemas ou superaram dificuldades.

O conflito é a regra número 1 do storytelling. É a chave para a parte emocional de uma história, sem um conflito a história perde a sua essência e, mais importante ainda, deixa de ser uma história para virar um “relato”, acredite, são tipos textuais completamente diferentes.

Não evite a regra número 1 do storytelling

Conflitos são sempre temas polêmicos, marcas normalmente não querem fazer parte de um problema e por isso ao criarem suas histórias evitam os conflitos. O problema é que assim elas perdem a maior oportunidade que uma história bem contada pode oferecer: a solução!

Não tem como resolver um problema que não existe, ou evitar um conflito que não foi apresentado. Qual seria a importância do caçador da chapeuzinho vermelho sem o lobo mal? Ou dos barcos salva-vidas do Titanic sem o iceberg? Como seria a vida de Luke Skywalker sem o Império?

Contar histórias bem pensadas representa uma ótima oportunidade de apresentar de forma didática, criativa e emocional o problema que só a sua empresa consegue resolver! Veja nessa vinheta que criamos para a Record News para o dia dos pais: mesmo em um storyteling rápido, ele é necessário:

 

No fim das contas, a regra número 1 do storytelling é: Não evite o conflito, seja a solução!

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Storytelling.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.