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Do Branded Content ao Storytelling. Inovando a comunicação

É uma certeza que, em alguns anos, a nossa capacidade de convencer consumidores com a propaganda tradicional será bastante reduzida. Com certeza teremos mais canais, mais conteúdo, e muitos menos anúncios no intervalo. Hoje mesmo podemos notar o desgaste que alguns canais de televisão, tanto de TV aberta como de fechada, geram ao exagerar no número de intervalos comerciais e principalmente no tamanho de cada comercial.

Alguns canais até passam vídeo-clipes de 5 minutos neles. Sim, sempre conseguiremos colocar anúncios dentro da programação. Maquiando-os em merchandising e podemos continuar nos enganado, ao esperar que os consumidores sempre virão e mesmo que os nossos estímulos sejam sempre os mesmos.

Mas não há como esquecermos o fato de que o formato de publicidade em intervalos comerciais vai murchando. Ao passo que o telespectador tem o poder de baixar ou de assistir seu conteúdo sem os intervalos. Com isso, como grandes marcas continuarão a alcançar milhões de consumidores com a sua publicidade, se os consumidores têm a opção de ignorar ou evitar-la?

Do Branded Content para as redes sociais

E a maioria dos comerciantes concorda. Apesar da comunicação boca a boca ser essencial para o sucesso de uma empresa, publicar anúncios no Facebook não é exatamente o mesmo que um amigo lhe dizendo qual o produto ou serviço comprar. Afinal, os anúncios no Facebook não comovem nem levam ninguém aos risos. E vamos mais longe: quando foi a última vez que você repassou um anúncio no Twitter por ele ser criativo?

O tempo muda. As estratégias também. No entanto, é inegável que são as emoções que realmente nos impulsionam e nos levam a agir. As emoções são a razão pela qual fazemos e dizemos (ou escrevemos) as coisas malucas que geram buzz na internet. Eles também são a razão pela qual nós compramos uma marca de carro, de cerveja, restaurante, roupa, relógio… porque nos identificamos com as emoções que aquela determinada marca nos transmite.

Marcas são os passaportes para aquele mundo de emoções que elas nos vendem. Isso é Branded Content

E quando uma marca consegue tocar suas esperanças, aspirações e emoções, ela alcança uma chance muito maior de se tornarem para você, mais que apenas um produto ou serviço. Ok, mas como chegar nesse status?

Muitos “homens de marketing” responderão que o conteúdo de uma marca é o trabalho de comunicação feito ao redor dela. Assim sendo, podemos criar anúncios disfarçados em conteúdo, frases no twitter esperando que sejam repassadas a esmo pelos nossos seguidores, ou até mesmo contratar uma celebridade da internet para dizer o quanto ele usa a nossa marca enquanto tecla no Facebook. Isso seria a base de uma ação de Branded Content bastante falha. O conteúdo de uma marca precisa, antes de tudo, ser um bom conteúdo. E ele tem que ter um sentido, estar amarrado aos conceitos que pautam essa marca.

Além de criar o Branded Content, é preciso que criemos algo muito mais envolvente e divertido. Vamos dar o próximo passo, e contar uma história. Vamos contar uma história com conflito, com personagens bacanas, gerar alguma tensão. Não somos capazes de forçar nossos consumidores a assistir os anúncios da nossa marca, mas podemos criar algo tão convincente e envolvente que os consumidores vão realmente querer vê-lo. E se a nossa história for boa, sinceramente boa, podemos até ver os nossos consumidores compartilhando-a com seus amigos.

Consumidores nunca vão se voluntariar para assistir novas propagandas, então por que não começarmos a contar histórias? Mais do que um assunto bastante forte nos dias atuais, é um modelo de comunicação que deixa a nossa comunicação mais próxima, e que efetivamente transmite nossas mensagens  de maneira mais eficiente.

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