MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

E se algo der errado na sua apresentação?

Tem coisas que só começamos a nos preocupar quando passamos. Como diria o filósofo, “O homem inteligente aprende com erros dos outros”, vamos colocar aqui algumas situações que todos estamos sujeitos quando vamos apresentar. Não pense que problemas técnicos podem arruinar a sua apresentação. Sim, eles prejudicam, mas cabe a você, palestrante, se preparar para qualquer interpérie e saber se sair delas. Mas vale lembrar, o público só sabe o que você lhes mostra. Ou seja, quando você esquece alguma parte da apresentação, uma história, um argumento, um exemplo que poderia ilustrar um ponto, ou mesmo uma dificuldade técnica que você venha a passar, o público não tem idéia do que perdeu.

01. Teste tudo. Na sua casa, no caminho, e principalmente no palco.

Lembre-se sempre de assim que chegar ao lugar da sua apresentação,  testar o equipamento que será usado (mesmo que seja uma sala de reuniões da sua empresa você está o tempo todo e já a conhece como a palma da sua mão). Se é o seu laptop , tablet, ou qualquer outro gadget, teste tudo: áudio, imagens e vídeos. Ligue o projetor (e saiba onde fica o botão de ligar e desligar dele). Certifique-se que há tomadas suficientes para seus equipamentos. Veja se suas conexões funcionam, ou se você vai precisar de adaptadores. Existem cabos diferentes para cada marca ou tecnologia.

Faça do técnico de TI, ou o profissional de suporte do local o seu melhor amigo. E faça isso imediatamente após aparecer no lugar da sua apresentação. É ele quem conhece o lugar, e principalmente de tecnologia. Esses profissionais são fundamentais no sucesso da sua apresentação e na maioria dos casos eles são bastante prestativos. Já presenciei apresentações de grandes nomes do mercado em que a cada troca de slide ele brigava com o técnico. Esse não é, nem de longe, o melhor caminho. Tanto pelo clima péssimo, quanto pelo sucesso da sua apresentação. Lembre-se que o sucesso da apresentação não está somente na qualidade da sua informação e dos seus slides, mas principalmente na sua entrega, na hora de apresenta-la.

02. Tenha um Backup da sua apresentação

Guarde a sua apresentação numa Pen Drive por segurança. Dessa forma, você pode facilmente passa-la para um computador diferente, caso tenha problemas com o a ser usado ou tenha que apresentar em uma sala diferente. Se você puder ter no seu laptop também um backup, melhor ainda. E se for guardar no seu laptop, faça uma pasta com todos os arquivos a serem usados no seu desktop. Lembre-se que se tiver arquivos de áudio ou vídeo na sua apresentação, eles devem estar nessa pasta.

Mas se estamos falando de uma apresentação de alta importância, você deve estar pronto para apresentar sem slides ou uma apresentação de PowerPoint de suporte. Para se preparar para uma situação extrema dessas, quando você por qualquer motivo não pode usar o seu arquivo de PowerPoint mas tem que apresentar de qualquer maneira, conheça perfeitamente o seu conteúdo e certifique-se de fazer um apanhado geral dos seus slides do começo ao fim, algumas vezes, até que se sinta confiante com o seu conteúdo. Decorar ou improvisar, cada um toma a decisão que se sente mais confortável. Mas o principal é conhecer o conteúdo.

03. Mantenha a calma e siga em frente.

Pense nos problemas que podem acontecer na sua apresentação e se prepare para cada um deles. Ser pego de surpresa pode “desmontar” qualquer apresentador, portanto, saiba quais possibilidades podem acontecer com você. Boas ou ruins. E saiba que muitas situações ruins podem ser convertidas em boas. Se a sua apresentação travar, e você percebe que não terá volta, saiba jogar com isso. Fique (ou pelo menos pareça) calmo. Sutilmente, desligue o projetor e continue a sua apresentação, mas nunca faça referências a slides ou peça desculpas pelo ocorrido. Também não desconte o problema no profissional de suporte. O caminho é a tranquilidade.

Steve Jobs teve um desastre com tecnologia durante a demonstração dos novos recursos do iPhone 4. Ele se saiu bem, permanecendo profissional, com bom humor seguiu sua apresentação, transformando uma situação embaraçosa num momento para mostrar tranquilidade.

04. O público recebe apenas o que você entrega.

Lembre-se desse mantra, e repita-o para si mesmo: o público recebe apenas o que você entrega. Mesmo que você não tenha alcançado um ponto que gostaria na sua apresentação, não se lamente: o público não conhece o real potencial da sua apresentação. Claro que é sua responsabilidade entregar o melhor e alcançar todo o climax que planejou, e principalmente, não deixar passar nenhum dos detalhes que enriquecem a sua apresentação. Mas se algo passar, isso não necessariamente arruinou a sua performance. A sua apresentação é o que você faz dela ao vivo, na hora da entrega, em cima do palco.

Certifique-se de que conhece perfeitamente o seu conteúdo e que tem memorizado a ordem das suas informações. Lembre-se que seus slides devem ser um apoio para ajudar a retomar os seus pontos, e ilustra-los, com metáforas e histórias, mas você é a apresentação, não seu PowerPoint. E se algo der errado na sua apresentação, Keep Calm and Call the Monkeys. Nós somos especialistas nisso.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.