MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Kircher e o Poder Catequizador do Motion Design

Hoje, falar de Motion Design não é uma novidade. O mercado utiliza-se de criações em movimento para as mais variadas comunicações. Assim, é possível aplicar o Motion Design em vídeos marketing ou vídeos digitais. Mas também em comunicados internos, elemídia, mídia out of home, e muitas outras. Afinal, tudo está sendo substituído pelas telas. Então, por que não incluir o movimento na publicidade? Mas nem sempre foi tão simples assim.

Vamos voltar ao século XVII na Europa. Essa era uma época de efervescência de invenções e muitas delas começaram a ficar acessíveis para as classes médias, como a recém formada burguesia. Inventos como a luneta circulavam nas mãos da população mais abastada. O que contribuía ainda mais para disseminar o interesse pelo conhecimento e inovação.

Desse modo, em 1645, surgiu em Roma um novo invento, que pode ser considerado um instrumento do começo do Motion Design. Ele foi criado por um jesuíta chamado Athanasius Kircher. E publicou um artigo onde descrevia sua invenção: a lanterna mágica.

Surgia então a primeira máquina de Motion Design

Tratava-se de uma caixa com uma fonte de luz e um espelho curvo no seu interior. Um equipamento que hoje consideramos bastante simples, mas que possibilitava a projeção de slides pintados em lâminas de vidro que corriam na frente dessa saída de luz, projetando na parede essas imagens. Exatamente como os projetores fazem isso. Mas com a ajuda do movimento, já que Kircher pensou em fazer uma lâmina de vidro comprida e com vários slides em sequência.

A primeira demonstração desse equipamento foi um enorme espanto. As pessoas não estava ainda preparadas para esse tipo de evolução e acusaram Kircher de bruxaria. Afinal, o Motion Design, como ele demonstrou, era distante demais do conhecimento geral da época. Mas, ao mesmo tempo da questão de bruxaria, muitos cientistas se interessaram pelo invento, levando-os a buscar explora-lo como entretenimento. Surgia aí o Motion Design.

Para se ver livre de qualquer condenação de bruxaria, que o levaria à fogueira, Kircher se viu impelido de explicar como funcionava sua ideia em um artigo divulgado. Nele, o autor da lanterna mágica explicava a ideia da sequência de imagens funcionando como o propulsor da animação. Com isso, percebendo o poder de atenção e de comunicação que o Motion Design tinha, Kircher voltou às suas origens e começou a aplicar seu invento para a catequização de infiéis, viajando com ele para espalhar a palavra da bíblia.

Veja como o poder do Motion Design vem sendo explorado desde muito tempo. Não é novidade que a animação tem muito poder de comunicação. Nós do MonkeyBusiness somos especialistas nela e aplicamos em diversas mídias para nossos clientes. Perceba que, se a lanterna mágica de Kircher tinha o poder de catequizar novos povos, o que ela pode fazer pela sua mensagem com toda evolução que o Motion Design sofreu até hoje?

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Motion Design.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.