MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Lámen Shop e a falta de conexão do vídeo Corporativo

Um vídeo corporativo, muitas vezes, tem a função de emocionar pessoas. Sejam elas funcionários, clientes, prospects ou quaisquer outros stakeholders. Esse briefing não é raro. E, convenhamos, é dificílimo de ser alcançado. Mais ainda quando é preciso incluir informações em grande quantidade, cumprir protocolos da empresa, agradar a diretores e superiores que não entendem do assunto. Enfim, trabalhar com vídeo corporativo é um desafio quando o objetivo é encantar. Afinal, para a plateia não importa que se trata de um vídeo corporativo. Eles o compararão com filmes consagrados que os fizeram chorar no cinema. E é por isso que quero falar hoje do filme Lámen Shop (ou Ramen Teh). Veja o vídeo abaixo:

Sobre Lámen Shop

O filme, de 2018, tem a direção precisa de Eric Khoo. Que mesmo em uma co-produção entre Japão, Sigapura e França, constrói uma narrativa bastante próxima da realidade dos filmes ocidentais (que estamos acostumados). E flerta com a estética de cenas contemplativas do cenário oriental. Na medida certa, faz a história andar e não esquece das suas raízes, criando uma amálgama estética que me surpreendeu positivamente.
A história é sobre Masato e sua busca por a identidade da sua família, assim como a sua própria. Ele é um jovem chef de cozinha que trabalha no restaurante de lámen da sua família, no Japão. Aliás, um dos restaurantes de lámen mais disputados e reconhecidos do país. Nosso protagonista perdeu sua mãe ainda criança e seu pai, viúvo e infeliz, vive um cotidiano de lamentações. Esse é o começo de uma construção narrativa em cima da jornada do herói. E se inicia com a morte subitamente do pai de Masato, que o deixa sem prestar o reconhecimento que ele sempre desejou receber.
Temos então o estopim para uma obra que lembra um road movie. Onde Masato resolve viajar para Singapura, cidade natal de sua mãe, e pesquisar sobre a história dela. História só conhecida através de um diário deixado por ela. A linha narrativa é “temperada” pela comida, que liga e conecta as histórias que Masato conhece ao buscar acertar as contas com o passado de sua família, e se redescobrir com profissional, filho e pessoa.

Facilitando a narrativa através de elementos comuns

O que mais me chama atenção em Lámen Shop de forma positiva é a surpresa que a narrativa nos entrega. Para quem espera um filme denso e um ritmo lento, se depara com uma história leve, divertida às vezes, de auto-conhecimento e de busca. O que traz sensações positivas para a plateia. Assim, temos um roteiro ancorado em recursos conhecidos e estruturado na jornada do herói, transforma a história em uma experiência fácil e acessível para diversos públicos. Mesmo os que não estão acostumados com o cinema oriental.
E uma das questões que facilita essa entrega é exatamente a comida. Para o diretor Eric Khoo, a comida é o elemento capaz de ultrapassar as diferenças e unir os povos. E ele tem razão. Esse é um elemento comum para o entretenimento moderno, visto o número de programas sobre cozinha que consumimos. Masato encontra um tio em Singapura, irmão de sua mãe, que lhe reapresenta o Ba Kut Teh. Um prato tradicional do local, que ele serve com muito sucesso em seu restaurante, e que sua mãe era especialista. O sabor do prato o faz reviver momentos da infância, dado o valor afetivo que ele tem para o protagonista. Conexão fácil com a plateia, já que todos nós temos valores com pratos que marcaram nossas primeiras infâncias.

Sobre Lámen Shop e seu vídeo corporativo

E aí tocamos em algo que o vídeo corporativo pouquíssimas vezes alcança, e que está a um bom roteiro de distância: A conexão com a plateia. Conseguimos ela através de valores humanos compartilhados entre personagens e seu público. E essa questão Lámen Shop faz tão bem através da afetividade dos alimentos. Por que não utilizar esse tipo de recurso em seu vídeo corporativo e quebrar a mesmice? Se você busca emocionar e criar conexão com sua plateia, porque não dar espaço para ela no seu roteiro? É essa construção que vemos em Lámen Shop. De forma singela e doce, e mesmo que com o uso de algumas soluções forçadas e rápidas demais, os personagens da trama são os responsáveis a ensinar uns aos outros a cozinhar, amar, e até se reconciliarem. Tudo isso através das mãos de um mentor ao melhor estilo Joseph Campbell, o tio de Singapura de Masato.
Concluindo: Vale a pena assistir Lámen Shop e refletir sobre os rumos e os caminhos do seu vídeo corporativo. Ele não precisa mais ser igual a todos os outros. E, para você inovar nele, é preciso inovar na sua leitura do mundo através dos filmes. Assistir a produções novas e que exploram outros formatos e pontos de vista é essencial. Assista Lámen Shop, entre em contato com uma singela e bela história de conexão de pessoas através do alimento. E repense seu vídeo corporativo. Nós, como produtora de vídeo, temos certeza que só fará bem para sua comunicação.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Vídeo Corporativo.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.