MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Manual Animado is the new manual de instruções

Hoje falaremos sobre um assunto muito delicado. Um desses que faz você botar a mão na consciência, refletir sobre a existência e soltar aquela tosse seca de constrangimento. Já sabe do que estamos falando? Sim, isso mesmo: o manual de instruções. E quando ele vira um manual animado.

O elefante branco na gaveta

O Manual de Instruções é um velho conhecido. O “arroz de festa”. Aquele que, mesmo sem ser chamado, sempre está ali, junto do nosso celular ou video game novo, ou daquele eletrodoméstico que há tempos economizávamos para comprar.

O manual de instruções entra na sua vida sem ser convidado e ali permanece – esquecido numa gaveta qualquer, ou feito de bloco de notas improvisado quando não há nada melhor para anotar o número do protocolo da sua operadora durante uma calorosa discussão sobre o seu plano.

Assim como todo parasita, os manuais se proliferam e formam suas próprias colônias dentro de nossos lares e escritórios. É uma verdadeira praga. E não se sabe por que raios eles ainda não entraram em extinção.

Mas agora… façamos o papel de advogado do diabo. Será que não estamos negligenciando demais esse meio de comunicação tão aparentemente desprovido de importância? Por que, ao invés de desprezá-lo, negá-lo, reprimi-lo, não o abraçamos e o transformamos em algo novo?

No fundo, tudo o que o manual de instruções precisa é passar por um extreme makeover. Um Sonho de Princesa do Netinho. Um Queer Eye. E sabe qual é a melhor maneira de ressignificar esse folhetinho tão antiquado? Transformando-o em um Manual Animado.

Manual Ani… what??

Já percebeu que, mesmo acumulando e esquecendo manuais por todos os cantos possíveis, continuamos sendo seres curiosos por natureza?

A chatice da leitura de um manual – que parece ter como única função desperdiçar um precioso tempo de vida do leitor – é facilmente substituível por um vídeo explicativo, por exemplo.

Isso mesmo. Enquanto os pobres redatores de manuais de instruções – que poderiam ser classificados como uma espécie de ghost writers [?] – passam horas, dias e até semanas (!!!) escrevendo um conteúdo que será lido apenas por ghost readers (hehe), os consumidores modernos simplesmente pulam a ladainha e vão direto para o Youtube procurar “como-usar-o-ISO-na-minha-câmera-nova”.

E tá errado? É CLARO QUE NÃO.

Se o manual escrito é o queijo, o Youtube é a faca + o queijo.

Muita gente, inclusive, percebeu nessa alta demanda por conteúdo explicativo de produtos uma oportunidade perfeita para bombar nos views. Algumas marcas até incorporaram conceitos como a resenha de produto, o tutorial explicativo ou até mesmo o “Do it Yourself” (DIY, ou “Faça Você Mesmo”) em suas estratégias de marketing de conteúdo. E acredite: elas estão engajando muita gente por aí, e tudo isso sem gastar papel com manual!

Mas o potinho de ouro no fim do arco-íris que poucas marcas descobriram até agora é o Manual Animado. E você pode ser uma das primeiras pessoas a embarcar nessa aventura!

Não que isso seja uma ultra-mega-blaster novidade do mundo. Inclusive, para ilustrar o que seria um Manual Animado, talvez o ideal fosse revisitar aqueles desenhos do Pateta da década de 40, nos quais um narrador onisciente acompanhava o personagem em jornadas de conhecimento sobre assuntos triviais.

Puxe o fiozinho de seda dos confins da sua memória de infância e você provavelmente vai se lembrar de títulos como “Pateta em: Como Jogar Futebol”; “Pateta em: Como Nadar”; “Pateta em: Como dançar Flamenco” e por aí vai.

Neste caso, o conceito utilizado era o de transmitir ensinamentos sobre ações que poderiam ser aplicadas no dia a dia das pessoas, mas ao invés de fazer isso através de livros ou manuais, essas lições eram ilustradas e exemplificadas através de uma animação amigável, didática e divertida.

Pois é. 80 anos atrás a Disney já sambava na cara nos manuais de instruções.

Mas como aplicar um Manual Animado nos dias de hoje?

Ok. Talvez o Pateta tenha sido um exemplo um pouco longe demais, mas ele representa bem o ponto onde queremos chegar. O fato é que ninguém mais está disposto (e será que um dia já esteve?) a ler como o seu produto ou serviço funciona através de uma cartilha de papel carregada de conteúdo técnico e soporífero. Mas talvez muitas pessoas estejam dispostas a ver esse conteúdo traduzido em design em movimento.

Assim, tente transformar as especificações técnicas daquilo que você faz em imagens dinâmicas, coloridas, de fácil compreensão, e que realmente ensinem algo para quem assiste.

Enquanto um manual de instruções gasta papel, frustra redatores de peças que ninguém lê, preenche gavetas inteiras e aparece como um item enfadonho que acompanha o produto, um Manual Animado ensina e entretém. E o mais importante: se destaca do resto!

Enfim, se quiser saber um pouco mais sobre o mundo pouco explorado do Manual Animado, fale com a gente! Nós estamos super empolgados com a simples possibilidade de dar vida e movimento a algo que antes era visto como algo impreterivelmente chato.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Manual Animado.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.