Motion Branding e o outro lado da sua marca
Motion Branding é, essencialmente, utilizar a animação como mais um vetor de comunicação. Pense conosco: se vivemos em épocas onde toda a comunicação existe em telas, por que continuarmos criando logos estáticos? Trabalhar com o conceito do Motion Branding é entender que a animação nos dá mais facetas da empresa. E, aplica-las no seu logo, nos ajuda a comunicar mais com seus públicos. Afinal, somos especialistas em querer ver o outro lado das coisas, certo?
Quando jogamos um jogo da memória, queremos sempre ver o que tem do outro lado da carta. E o outro lado, pelo menos no começo do jogo, quase sempre é inesperado. É inesperado e é o que traz emoção para ele.
Quando vemos uma moeda, podemos primeiramente ver o lado da “cara”. No entanto, é o outro lado da moeda que revela o seu valor. A janela mostra o outro lado. As pessoas não têm só um lado. Dizem até mesmo que a verdade tem dois lados. Então por que ainda persiste a ideia de mostrar apenas versões unilaterais das coisas? Por que exibir uma versão estática e sem vida quando se pode mostrar muito mais?
Motion Branding e o outro lado da Marca
Mostrar só um lado é limitar. E na época das telas, em que quase tudo tem movimento, principalmente. É importante não se determinar com base em limites antigos. E sim olhar a realidade de forma mais abrangente e cheia de possibilidades novas que devem ser aproveitadas. E não só pelas pessoas, mas também pelas marcas. Estas precisam se adaptar às novas tecnologias e formatos, precisam se adequar às pessoas e ao que elas consomem.
Vídeos, gifs, dedos correndo pelas telas que estão o tempo todo às mãos. O mundo está mais acelerado, e tecnologias, cada vez mais acessíveis, permitem criação de elementos com movimento para as marcas. Até mesmo as pequenas, se inserirem nessa realidade. O movimento pode não só mostrar um outro lado de um logotipo, literalmente, quando ele gira, mas também revelar um lado mais divertido, mais moderno e encantador da marca.
Movimente-se! Movimentar os elementos de uma marca é mostrá-la com seus vários lados, é torná-la mais real no sentido de mostrar sua personalidade e mais mágica no sentido mais moderno do movimento. Dar movimento é entregar possibilidades. Você pode despertar emoção, como um jogo da memória, mostrar seu valor, como uma moeda, e muito mais! Afinal, não existe quantidade certa de lados quando se fala de encantar, só novas possibilidades.