O case da web série do New York Times

Um jornal se destaca pela maneira que aborda seu conteúdo. No século XXI, a tendência é a extinção de jornais como eram em suas primeiras publicações em papel. São substituídos por notícias escritas em sites que rodam em redes sociais com likes e compartilhamentos. E o que mais fica com os leitores não é nem o clique, mas a manchete, que, de acordo com o contexto, precisa chamar cada vez mais atenção. E eles conseguiram isso através da criação de uma web série linda.

Mas a mudança de plataforma não foi de todo o mal. Foi essa mudança que levou a New York Times, um dos maiores jornais do mundo, a repensar a maneira que transmite seu conteúdo. Isso porque, as pessoas ainda leem suas matérias, mas a verdade é que esse número vem caindo. Afinal, cada vez mais as pessoas acompanham de mídias alternativas que se focam, principalmente, em editoriais ou notícias em vídeos. Como é o exemplo da VICE News, da HBO.

A New York Times percebeu, assim como outros jornais, que sua competição não estava em quem escrevia notícias para serem compartilhadas em redes sociais, mas sim em redefinir o que significa ser um canal de televisão. Sabemos que streaming está mudando a mídia, mas só agora começamos a ver o quanto a televisão está ficando para trás, principalmente em difusão de seu conteúdo.

Até porque o jornal, supostamente, seria o formato de mídia que menos deveria ter problema com acesso fácil e rápido ao seu conteúdo em streaming. Enfim, parece uma constatação óbvia. 

Como inovar em uma web série

É exatamente por esse motivo que muitos jornais começaram a fazer jornalismo em vídeo. Mas para se destacar, a New York Times focou em trazer aos seus vídeos investigativos um rigor estético e linguístico, como também em seus artigos. Dessa forma, suas investigações passaram a ser feitas em episódios, quase como documentários. Os depoimentos relevantes para as investigações são filmados em como entrevistas. E o mais impressionante de tudo é a forma que abordam seus artigos, como é o caso dos episódios sobre concepção – maternidade e paternidade. Além do roteiro comovente, as animações são incrivelmente originais. Veja abaixo:

É muito difícil um jornal criar um conteúdo institucional. Até porque o núcleo de seu conteúdo é algo que todo mundo conhece: notícias. Se tivessem de fazer um vídeo institucional, seria quase uma retrospectiva da história humana, o que diz pouco sobre a empresa em si. Notícias costumam a ser veiculadas por todos os canais e dificilmente são reconhecidas só por um lugar. É por isso que existem colunistas, artigos assinados e investigações.

E a New York Times, como um dos maiores jornais do mundo, não vai ficar para trás em dizer claramente que conteúdo que ela transmite é o seu. Afinal, só eles abordam as notícias dessa forma. Por isso, quando você for pensar em criar uma web série para sua empresa, você tem que ter uma coisa em mente: o que todos não estão fazendo. Ficar igual aos outros é fácil, tem muito material de referência para se basear. Mas para se destacar de verdade precisamos pensar fora da caixa. Você também vai ficar para trás?

Hey! Nós podemos fazer a sua web série. Afinal, somos uma agência de Motion Design. Apaixonados por movimento, criamos vídeos, animações e apresentações com planejamento, roteiro, design e animações sob nossa metodologia única do Design em Movimento.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Seja em animações, filmagens, ilustrações animadas ou qualquer outro. Concluindo: criamos para clientes que buscam se comunicar através do design em movimento.

Portanto, Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Assim, estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: sua Agência de Motion Design

Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, animações, vídeos ou qualquer outra plataforma.www.monkeybusiness.com.br