MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

O Design do Motion Design

No começo da história do Motion Design, o que realmente era novidade e chamava a atenção de plateias na Europa e EUA era a tecnologia. Afinal, como esses “mágicos” conseguem fazer imagens, fotos ou pinturas se mexerem? Dessa forma, inventores como Thomas Edison estavam na vanguarda da inovação. Até que essa onda passou. E a tecnologia, as traquitanas e toda engenharia necessária para a criação do motion design deixaram de ser novidade. E entramos na época da arte. Agora a arte era a novidade. Agora, o Design fazia mais sentido que a tecnologia.

Portanto, entre 1908 e 1917 vivemos a época em que notou-se que parte da atenção e engajamento gerados pelo Motion Design eram responsabilidade da arte, não só da tecnologia. Então começamos a discutir o design da animação. E o primeiro a começar a notar a importância do design no motion design foi o francês Emile Cohl. Muito disso devido à sua formação artística e talento indiscutível para as artes plásticas.

Da Tecnologia para o Design no Motion Design

E isso aconteceu tardiamente. Quando Cohl conheceu o cinema, ele já tinha mais de 50 anos. Mas isso não quer dizer que ele não era reconhecido. Na virada do século, o nome de Emile Cohl era mais famoso que o de George Mélies por exemplo. Ele era um artista plástico bastante reconhecido, mas sua principal característica era ser um artista multidisciplinar. Assim sendo, ele produzia pinturas, caricaturas, desenhos, poesias, etc. Então, para pular para o Motion Design foi apenas um detalhe para um homem tão interessado em artes.

Na virada do século, Cohl está profissionalmente dedicado à produção de tirinhas para jornais. Até que descobre que pequenos filmes estão sendo produzidos com suas tirinhas. Ele então se dirige ao estúdio produtor dessas tiras em motion design para exigir seus direitos quando se surpreende com uma proposta, no mínimo, inusitada: a de começar ele mesmo a adaptar seu trabalho para filmes.

Assim Emile Cohl começa a criar ilustrações e fotografa-las para desenvolver o Motion Design do seu primeiro filme, Fantasmagorie, que foi lançado em 1908 e alcançou enorme sucesso mundial. Esse primeiro filme de Emile Cohl também foi a primeira animação em Motion Design, e considerado o primeiro desenho animado do mundo. Veja abaixo o Fantasmagorie:

Emile foi bastante engenhoso nessa primeira produção do motion design. O artista simplificou seus traços, repensou as ilustrações para que ficassem mais rápidas de serem desenvolvidas e foi o primeiro a usar a mesa de luz, para, colocando seus desenhos um em cima do outro, criar movimentos suaves e sem traços mudando repentinamente. Assim, com Emile Cohl, a indústria da animação começou a entender a importância do Design no processo. E essa qualidade continua importante até hoje.

Assim, leve essas considerações para o seu motion design corporativo. Ele não pode ser igual aos outros, criado sem cuidado, e sem uma linha estética autoral, sua, que faça sentido para sua marca, produto ou serviço. Abandone banco de imagens. Seja único. Como Emile Cohl foi em 1908.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Motion Design.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

 



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.