MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

O discurso real e ficcional no Documentário animado

Documentário animado: uma novidade no universo do Motion Design com a qual nós estamos nos acostumando, dia após dia. Aqui no MonkeyBusiness, a produção desse novo gênero de documentário é cada dia mais comum. Mas, o que é um documentário animado? E como ele pode ajudar na comunicação da sua empresa? Veremos tudo isso abaixo!

Um documentário animado é fruto de um crossover de estilos. E, aparentemente, estilos bastante diferentes dentro do Motion Design. Alguns até arriscariam dizer que são opostos. Mas que, surpreendentemente, funcionam muito bem juntos. Fruto dessa conexão improvável entre documentário e filme de animação, o documentário animado se apresenta como uma novidade criativa porque ele está situado exatamente na fronteira entre o gênero de ficção e de não ficção. Por isso a oposição.

O mais interessante da estética do cada vez mais conhecido documentário animado tem a ver com a tipo de discurso que ele nos apresenta, e esse paradoxo é o que traz estranhamento, e ao mesmo tempo, atenção. Portanto, se você busca um novo gênero para comunicar sua empresa, o documentário animado pode ser a solução das suas indagações.

Portanto, ao mesmo tempo que se apresenta um discurso realista, ou seja, não ficcional através de captações de personagens, situações, entrevistas e depoimentos, é possível uma quebra criativa, com as ilustrações animadas (ilustrações em Motion Design). O que dá um ar criativo, leve, e inovador ao filme. E é ótimo para se explicar questões mais complicadas e também ilustrar histórias contadas pelos personagens. Veja um ótimo exemplo desse tipo de documentário animado com o vídeo de losers abaixo:

O que prende a atenção?

Vivemos em círculos sociais onde muitas pessoas odeiam documentários. Mesmo não concordando com elas, eu as entendo. Isso porque, se você voltar no tempo, e buscar aqueles documentários, na sua maioria sobre a vida selvagem, que passavam nas madrugadas em canais como a Cultura, era realmente chato. Afinal, todo o documentário era captado.

Além disso, o ritmo era lento, a locução monotonal, e não existiam quebras estéticas para prendermos a atenção. Sim! Quebras são importantes para manter o público interessado. Dessa forma, ao criar um documentário, é preciso pensar nisso. Agora, perceba que o documentário animado é exatamente o que queríamos. Com esse novo formato de comunicação, temos diversas estéticas para comunicar o que precisamos.

Concluindo: a ruptura do documentário animado

E, concluindo, não podemos deixar de pensar que a proposta de um documentário animado é inovadora. Principalmente por inovar no formato de comunicação juntando duas estéticas opostas. E ele nos obrigou a quebrar um paradigma de que esse formato deveria assumir somente uma das estéticas. Em paralelo a essa visão restrita de documentário como modo de discurso objetivo, e somente objetivo, entra o apoio da animação e do Motion Design.

Esta, passou tempos associada somente ao universo do imaginário. Era tida como uma estética infantil, e impossível de se conectar à assuntos sérios. Esses fatores, com o tempo, sublimaram o potencial da animação para tratar de aspectos do mundo real. E, ao mesmo tempo, inevitavelmente, distanciaram-na desse campo real e direto do documentário. E, consequentemente, e de forma mais abrangente, do campo dos discursos não ficcionais.

Por tudo isso, é importante darmos mais uma chance ao documentário. Principalmente com esse desafio constante de conectarmos ele com novas estéticas. O documentário animado é apenas uma primeira versão desse novo tipo de discurso. Mais animado, criativo e que engaja plateias. Assim, quando for pensar em criar um documentário para sua empresa, busque o documentário animado. Ele vai fazer a diferença na sua comunicação.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Documentário Animado.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

 

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.