O discurso real e ficcional no Documentário animado

Documentário animado: uma novidade no universo do Motion Design com a qual nós estamos nos acostumando, dia após dia. Aqui na MonkeyBusiness, a produção desse novo gênero de documentário é cada dia mais comum. Mas, o que é um documentário animado? E como ele pode ajudar na comunicação da sua empresa? Veremos tudo isso abaixo!

Um documentário animado é fruto de um crossover de estilos. E, aparentemente, estilos bastante diferentes dentro do Motion Design. Alguns até arriscariam dizer que são opostos. Mas que, surpreendentemente, funcionam muito bem juntos. Fruto dessa conexão improvável entre documentário e filme de animação, o documentário animado se apresenta como uma novidade criativa porque ele está situado exatamente na fronteira entre o gênero de ficção e de não ficção. Por isso a oposição.

O mais interessante da estética do cada vez mais conhecido documentário animado tem a ver com a tipo de discurso que ele nos apresenta, e esse paradoxo é o que traz estranhamento, e ao mesmo tempo, atenção. Portanto, se você busca um novo gênero para comunicar sua empresa, o documentário animado pode ser a solução das suas indagações.

Portanto, ao mesmo tempo que se apresenta um discurso realista, ou seja, não ficcional através de captações de personagens, situações, entrevistas e depoimentos, é possível uma quebra criativa, com as ilustrações animadas (ilustrações em Motion Design). O que dá um ar criativo, leve, e inovador ao filme. E é ótimo para se explicar questões mais complicadas e também ilustrar histórias contadas pelos personagens. Veja um ótimo exemplo desse tipo de documentário animado com o vídeo de losers abaixo:

O que prende a atenção?

Vivemos em círculos sociais onde muitas pessoas odeiam documentários. Mesmo não concordando com elas, eu as entendo. Isso porque, se você voltar no tempo, e buscar aqueles documentários, na sua maioria sobre a vida selvagem, que passavam nas madrugadas em canais como a Cultura, era realmente chato. Afinal, todo o documentário era captado.

Além disso, o ritmo era lento, a locução monotonal, e não existiam quebras estéticas para prendermos a atenção. Sim! Quebras são importantes para manter o público interessado. Dessa forma, ao criar um documentário, é preciso pensar nisso. Agora, perceba que o documentário animado é exatamente o que queríamos. Com esse novo formato de comunicação, temos diversas estéticas para comunicar o que precisamos.

Concluindo: a ruptura do documentário animado

E, concluindo, não podemos deixar de pensar que a proposta de um documentário animado é inovadora. Principalmente por inovar no formato de comunicação juntando duas estéticas opostas. E ele nos obrigou a quebrar um paradigma de que esse formato deveria assumir somente uma das estéticas. Em paralelo a essa visão restrita de documentário como modo de discurso objetivo, e somente objetivo, entra o apoio da animação e do Motion Design.

Esta, passou tempos associada somente ao universo do imaginário. Era tida como uma estética infantil, e impossível de se conectar à assuntos sérios. Esses fatores, com o tempo, sublimaram o potencial da animação para tratar de aspectos do mundo real. E, ao mesmo tempo, inevitavelmente, distanciaram-na desse campo real e direto do documentário. E, consequentemente, e de forma mais abrangente, do campo dos discursos não ficcionais.

Por tudo isso, é importante darmos mais uma chance ao documentário. Principalmente com esse desafio constante de conectarmos ele com novas estéticas. O documentário animado é apenas uma primeira versão desse novo tipo de discurso. Mais animado, criativo e que engaja plateias. Assim, quando for pensar em criar um documentário para sua empresa, busque o documentário animado. Ele vai fazer a diferença na sua comunicação.

Hey! Nós podemos fazer o seu documentário animado. Afinal, somos uma agência de Motion Design. Apaixonados por movimento, criamos vídeos, animações e apresentações com planejamento, roteiro, design e animações sob nossa metodologia única do Design em Movimento.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Seja em animações, filmagens, ilustrações animadas ou qualquer outro. Concluindo: criamos para clientes que buscam se comunicar através do design em movimento.

Portanto, Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Assim, estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: sua Agência de Motion Design

Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, animações, vídeos ou qualquer outra plataforma.www.monkeybusiness.com.br