MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

O futuro das apresentações: as suas estão alinhadas com ele?

O futuro das apresentações: as suas estão alinhadas com ele? Isso quer dizer: você pensa o seu material, o cria e apresenta de acordo com as tendências do futuro?

Estamos acostumados a escrever, falar e pensar apresentações. O MonkeyBusiness está no mercado há quase dois anos e meio. E nesse tempo todo nos dedicamos totalmente a eles. E podemos dizer que acompanhamos (e em alguns casos atuamos em) grandes e positivas mudanças nessa mídia. Mas sentimos e podemos prever, mesmo que vagamente, que maiores mudanças ainda estão por vir. Vamos falar de algumas a seguir. São mudanças comportamentais e tecnológicas que valem a pena serem consideradas. Afinal, estar alinhado com o futuro das apresentações pode ser muito certeiro para você e sua carreira.

A revolução das Tablets.

Inicialmente, podemos comparar a invasão das tablets com a introdução dos Pcs na nossa vida doméstica (guardadas as devidas proporções). Elas estão mudando o jeito de nos relacionarmos no ambiente corporativo, principalmente pela sua facilidade de manuseio e seu conteúdo imersivo. Assim, hoje vemos iPads viajando em torno de uma mesa de reuniões como blocos de anotações o fizeram antigamente.

Um estudo recente da GFK indica que 57% dos brasileiros querem comprar um Ipad. E isso pode querer dizer muito para o futuro das apresentações.

Mas fazer uma apresentação nesses dispositivos requer um novo cuidado. Um cuidado de roteiro e direção de arte para gerar o que os americanos chamam de uma “experiência imersiva”.

Enfim, as novas apresentações para tablets são curtas, rápidas, objetivas e se aproveitam da linguagem de videoclipe, para que quem segure o tablet veja o que você quer dizer rapidamente. E seja encantado pela mensagem.

Tablets podem ser uma faca de dois gumes. Ela tem potencial de ajudar na sua apresentação, mas também é um meio de escape caso os seus argumentos sejam desinteressantes. Em alguns segundos o seu público estará no Twitter ou vendo fotos no Facebook. Como diria Jon Rosenfeld, diretor de criação da Boom Chicago: “fenômenos como o twitter e o facebook mudaram a forma como as pessoas ignoram os palestrantes.”

Portanto, cuidado de conteúdo, roteiro e principalmente estético são vitais para o sucesso de uma apresentação em tablets. Mas isso é só o começo. As tablets ainda reservam muitas novidades para seus usuários.

Verdade e autenticidade.

A verdade, a autenticidade ganhou o espaço do cool. Afinal, quando vamos ver uma apresentação, queremos ver histórias, momentos, verdades. Os personagens perderam lugar, os pseudo-super-heróis também. O novo palestrante acerta e erra, mas sabe como contar suas histórias (bem sucedidas ou não) com maestria, e passar a sua mensagem junto delas.

Conhecer o seu conteúdo e principalmente, se conhecer, fazem toda a diferença na hora de ser você mesmo. E é você mesmo que a audiência quer ver.

Customização.

Esse tópico pode funcionar como um subtópico da questão dois: verdade e autenticidade. A melhor forma de você alcançar esses atributos é participar ativamente da sua apresentação. Você não precisa efetivamente fazê-la, mas acompanha-la. Quanto mais próximo o seu material estiver de você, mais alinhado ele estará com o que vemos para o futuro das apresentações.

Pode parecer obvio, mas o que mais vemos são terceiros acompanhando o passo-a-passo das apresentações de pessoas que somente escolheram o conteúdo, mas só vão conhecer a sua apresentação feita pelo MonkeyBusiness pouco tempo antes da sua execução. Não podemos afirmar que a prática está errada, mesmo por que ela vem dando certo. Mas ela tem suas escorregadas.

É importante que o apresentador dê o seu toque na apresentação. Escolha a maneira que mais lhe agrada para passar uma informação, ou até mesmo uma piada de descontração. Tem que ser ele mesmo. Genuinamente ele mesmo. E a apresentação tem que ser pensada para ele. Só assim ela será natural e obterá sucesso absoluto com a sua platéia.

Acredito que rumamos para uma maior naturalidade e excelência na produção de apresentações. Menos decoreba, menos textos prontos, menos fichas. As apresentações serão mais autênticas, mais naturais. O palestrante realmente conhece o seu conteúdo. A apresentação encanta, emociona, transmite idéias sem precisar de fórceps. Assim ganharemos mais bate-papos, menos discursos robóticos. Enfim, mais imagem, menos cliparts.

Concluindo:

Cada vez menos pessoas vão se dispor a assistir a uma apresentação mal construída. E quando digo apresentação mal construída, quero dizer com falta de cuidados tanto de conteúdo, como de roteiro e de visual. Assim, O tempo está cada vez mais escasso. E considerando todas as mudanças, tecnológicas ou não, a base de todo esse movimento de mudança é clara. A tolerância do público para o PowerPoint ruim tende a diminuir cada vez mais.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Criativas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.