O que é Motion Graphics

O que é Motion Graphics? Responder à essa pergunta é, ao mesmo tempo, complicado e fácil. Esse paradoxo se dá porque entender o que é Motion Graphics pode ser simples, ou pode desdobrar em explicações complexas. No entanto, podemos resumir como: Motion Graphics é todo trabalho de design com movimento. Simples né? Nem tanto…

A definição mais simples de o que é Motion Graphics

Vamos elaborar melhor essa resposta de o que é Motion Graphics? À medida que as tecnologias digitais apresentam inovações constantemente, o Motion Graphics acaba assumindo, pouco a pouco o posto de competência cada vez mais importante. Essencialmente, podemos então responder o que é Motion Graphics como uma disciplina que aplica princípios de design gráfico à produção cinematográfica e de vídeo através do uso de animação e efeitos visuais. Assim sendo, seus exemplos incluem filmes, vídeos, texto animado, animações como desenhos animados e até mesmo aplicativos e sites da web. Veja no vídeo abaixo a nossa definição de o que é Motion Graphics em uma frase:

O Motion Graphics evoluiu como resultado direto de melhorias tecnológicas. Aliás, ele começou a se tornar possível devido a elas. Nesse caminho evolutivo que nos ajuda a definir a base de o que é Motion Graphics, ele se torna uma ferramenta importante na comunicação de qualquer empresa. Essencial, nós diríamos. Afinal, se projetar ou desenhar elementos estáticos é importante, assumir a possibilidade de somar à eles o dom do movimento, o leva para um novo patamar de comunicação. E, logicamente, essa evolução não para aí. E acredito que, até mesmo por essa evolução constante, fica difícil definir de forma simples o que é Motion Graphics.

Isso porque, hoje, os designers têm uma grande variedade de ferramentas digitais disponíveis para criar gráficos em movimento. Um dos principais programas utilizados pelos motion designers é o Adobe After Effects. Ele permite aos usuários criar e modificar gráficos ao longo do tempo. O Adobe Flash é amplamente usado para criar design de movimento para a web, mas caiu em desuso e hoje não é mais utilizado. Podemos citar também o Adobe Premiere como uma ferramenta de edição de vídeos que auxilia nessa construção do Motion Graphics.

Outros designers dizem o que é Motion Graphics

Ao perguntar o que é Motion Graphics, lá no começo do texto, nós dissemos que a resposta é complexa. Então porque não questionar grandes e renomados designers sobre o que é Motion Graphics para chegarmos à uma resposta mais adequada? Essa parte do texto é baseada na pesquisa da designit.

Motion Graphics não é só animação – Phil Hall, Produtor de Conteúdo

O que é Motion Graphics? ”É algo que recebemos dos profissionais com quem trabalhamos na produtora de vídeo. Isso porque quando comecei, costumava fazer a mesma pergunta. ” O que é Motion Graphics?” Ou “Motion Graphics é só animação?”

Na decorrência disso, o Motion Graphics pode ser apenas animação. Mas para nós da Designit, ele tem um significado diferente e assume formas diferentes. Com o Motion Graphics você pode colaborar e explorar. O Motion Graphics ajudará você a imaginar e perceber maneiras diferentes de contar a mesma história. E isso em diversas plataformas. Em filmes, pitch de venda, comerciais, peças de visão, identidades visuais, vídeos explicativos, aplicativos, interações de sites, e muito mais. É por isso que é tão interessante trabalhar com Motion Graphics.

 

Trazendo um conceito à vida – Jacob Vidkjær, Motion Designer

Um dos meus projetos favoritos é definitivamente Northside. Ele foi criado para um festival de música na Dinamarca. Nós criamos a identidade e um novo conceito para o festival que chamamos de Duality. O estilo de animação fluida para unir os elementos foi um desafio, mas estou muito feliz com o resultado. Quando você assiste, simplesmente obtém a idéia da dualidade imediatamente. A música também foi feita a partir do zero, e eu coloquei muita energia na criação de duas músicas diferentes, unindo-as em uma só. Esse vídeo representa um pouco da força quando nos perguntamos o que é Motion Graphics.

Recrutamento com movimento – Mari Eline Raste Amundsen, Brand Designer

Em busca de novos estagiários de UX, tecnologia, digital e de marca para se juntar à equipe de Oslo, convidamos os alunos para uma noite de speed dating em nosso escritório. Para promover o evento, usamos a marca da Designit. Para atrair o público-alvo certo, compartilhamos o evento usando o Facebook e o Instagram. Tudo isso além de enviar e-mails para nossas redes pessoais. O movimento era uma parte central do design, interrompendo os olhares quando os alunos percorriam seus feeds. Por isso o uso do Motion Graphics. Um bom design em movimento vai fazer com que essa comunicação se destaque na internet.

O Motion Graphics moldando nossa nova realidade – Phil Hall, Produtor de Conteúdo

É difícil lembrar quando começamos a falar sobre VR. E mesmo assim eles já fazem parte das nossas vidas. Não há dúvida de que, de alguma forma, essa tecnologia está mudando a maneira como vivemos, trabalhamos e nos divertimos. E onde há humanos, há uma necessidade de design. E, como a tecnologia indica, existirá também uma necessidade de saber melhor o que é Motion Graphics.

Para mim, o motion design tem um papel fundamental a desempenhar aqui. Ele não apenas permite que você interaja com a realidade à sua frente. Mas também garante que o que acontece na sua frente seja útil e valioso. Nos dá melhor do que já temos. É o que estamos vendo atualmente. Uma mudança de simplesmente colocar lindos recursos visuais em um design, até criar formatos orientados por movimento com significado. Com uma história! Moldar novas experiências imersivas com o movimento nunca foi tão interessante em minha mente.

Concluindo, quando perguntamos o que é Motion Graphics, podemos entender que ele é plural. Basicamente, trata-se de animações. Mas é bem mais do que isso. Ele é o retrato da tecnologia atuando nas nossas vidas através do design. Esse, sempre foi importante na comunicação. Mas ganha mais força com o movimento. Afinal, colocar informações em uma linha do tempo nos dá mais possibilidades de comunicação. Para finalizar, podemos colocar que o Motion Graphics não é só uma necessidade, mas também é a forma de falarmos mais, em menos tempo.

 

Hey! Nós podemos fazer o seu Motion Design. Afinal, somos uma agência de Motion Design. Apaixonados por movimento, criamos vídeos, animações e apresentações com planejamento, roteiro, design e animações sob nossa metodologia única do Design em Movimento.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Seja em animações, filmagens, ilustrações animadas ou qualquer outro. Concluindo: criamos para clientes que buscam se comunicar através do design em movimento.
Portanto, Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Assim, estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Graphics. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: sua Agência de Motion Design

Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, animações, vídeos ou qualquer outra plataforma. www.monkeybusiness.com.br