MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

O Storytelling 2.0: emoções e informações corporativas

Falamos muito de Storytelling. Não só nós do MonkeyBusiness. Storytelling virou um tema bastante debatido. Nós convivemos com esse tema o dia todo, tanto aqui na agência como em aulas (como o curso de inovação em Storytelling da ESPM). Sim, é um conceito bastante falado, mas ainda não completamente absorvido por grande parte das empresas. E mesmo assim, ele já vem trazendo desafios de comunicação para as grandes marcas. É o chamado Storytelling 2.0, que assim como a Web 2.0 foca em ser relevante, interessante, isto é, não adianta apenas contar uma história e achar que por não sermos especialistas em boas histórias, o público vai pegar leve conosco.

Sabemos que não. Quando você conta uma história, compete com empresas como Disney e Dreamworks. Ou seja, não há café com leite nessa brincadeira. Quando contamos histórias para empresas, ainda temos mais um ponto a vencer: é preciso ter um objetivo final, de preferência que cause transformação, e traga seu público para a narrativa, usando emoção, valores humanos e alguns call to action escondidos para que cheguemos a essas mudanças.

Storytelling em apresentações

Aqui no MonkeyBusiness nossa especialidade é o storytelling em apresentações, mas sabemos que somente as apresentações não resolvem o problema. Muitas vezes as marcas precisam de outras mídias, para que essa história seja bem transmitida e o público consiga perceber todas as ações, mantendo a conectividade. Portanto, é preciso que a marca conheça muito bem sua proposta, onde está e qual história quer contar. É aquela velha história de separar o story do telling. Qual é a sua história? qual parte dela você vai contar e onde?

As grandes (e pequenas) marcas já pensam em seus conteúdos e podem ser consideradas máquinas culturais. Não basta apenas anunciar. Tem que envolver, tem que gerar uma mensagem que transite por todas as mídias e que envolva as pessoas. Elas não querem apenas vender seus produtos, mas construir uma cultura e gerar valor. não se trata apenas de marcas fortes e poderosas financeiramente, mas também marcas que criam boas histórias e envolvem seus públicos nelas. E para isso precisam ter plena consciência do seu DNA e da sua posição para cada consumidor.

Storytelling corporativo da Coca-Cola

No caso da Coca-Cola, acredito que a grande referência quando falamos de storytelling corporativo, e protagonista em vários exemplos da nossa aula de storytelling na ESPM, os conceitos da base das ações de comunicação estão bastante claros. Sua missão é refrescar o mundo, inspirar momentos de otimismo e felicidade. Com o objetivo de reforçar esses conceitos, a marca usa-se do storytelling para que as experiências com a marca sejam coerentes com eles. Portanto, o storytelling funciona como um grande “azeite” para que tudo isso se conecte e funcione junto.

Entrando um pouco nas histórias da Coca-Cola, temos como principal tema das suas narrativas “levar felicidade para as pessoas”. Essa preocupação aparece não só nas histórias, mas também em ações ditas “offline” da empresa, como a mundialmente famosa happiness machine, que fez muita gente grande chorar na frente do monitor. Tudo isso é embasado pelas histórias que se passam dentro da máquina de Coca-Cola, onde bichinhos fantásticos passam por aventuras para garantir que a garrafinha de refrigerante saia gelada do outro lado. E como não podia deixar de ser, tudo isso tem sim uma finalidade de marketing: trabalhar com esse conceito de storytelling é uma das apostas da empresa para alcançar o objetivo de dobrar seus negócios nos próximos anos.

Olha o poder de uma boa história!

Sei que a Coca-Cola como exemplo de storytelling pode parecer até um pouco distante da nossa realidade, mas não faltam exemplos de marcas, produtos, ONGs e pessoas com ótimas histórias envolvendo o público. Tudo parte de um bom storytelling. Sem ele não chegamos em lugar nenhum. E sem um DNA de marca bem construído, não temos um storytelling coerente. Com isso criado, todos são capazes de dialogar com seus stakeholders através de uma boa história.

É um trabalho complicado, que precisa de organização e planejamento para acontecer. Além de uma grande ideia para a sua história. Mas que dá resultado. Que transforma seu público alvo em atentos e principalmente, garante envolvimento com a sua marca. E você? Qual história quer contar?

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação com Storytelling.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.