Planejando o conteúdo de Apresentações Profissionais

Como você cria suas apresentações? Começa buscando imagens no Google? Lembre-se que antes você deve planejar o o conteúdo de Apresentações Profissionais.

Quando um profissional é convidado (ou convocado) a apresentar, geralmente o máximo de informação trabalhada naquele momento até a data específica é quem estará lá, que horas e objetivo. Talvez algumas informações a mais que sejam específicas para aquele momento. Porém um detalhe muito importante e, digo com grande propriedade, ignorado por mais de 90% dos profissionais, é a forma como você irá apresentar as informações. Sim, é preciso planejar o conteúdo de Apresentações Profissionais

Você pode ter ouvido outros profissionais falarem sobre menos é mais. Ou até mesmo conceito de simplicidade. No entanto, creio que dificilmente alguém te explicou a razão para essa determinação de profissionais da área – preparado?

O conteúdo de Apresentações Profissionais e a Ciência.

A capacidade humana de leitura, compreensão e reprodução é sempre ignorada nos planejamentos das apresentações corporativas. Pois geralmente o que fala mais alto é a máxima quanto mais informação melhor. E não discordo, apenas ressalto que não faça isso slide por slide.

Vamos começar pela fala. O ser humano possui uma capacidade estimada de fala de 150 palavras por minuto. Claramente que existe uma variação de acordo com o idioma, mas a informação serve como base de compreensão. Portanto seus slides precisam ser feitos a favor de sua fala. Caso contrário, ou você falará mais do que deveria e o slide se transformará em um descanso de tela ou você falará pouco e o slide ainda precisará de mais tempo para ser compreendido.

Algumas dicas para você planejar seu conteúdo:

Considere a compreensão como leitura. Lemos entre 250 e 300 palavras por minuto. Em empresas é mais comum assistirmos apresentações com maior quantidade de texto. E se o apresentador falar muito rápido e não der atenção ou ênfase ao slide em questão, passará adiante e a audiência poderá encontrar dificuldades em concluir a leitura (quem nunca se sentiu frustrado quando estava acabando de ler um slide e ele foi mudado?).

Por último a reprodução. Algo comum em apresentações dentro de eventos (quando se está transmitindo um ensino, por exemplo). Mas principalmente uma característica cotidiana dentro das empresas, onde as apresentações costumam ser a principal fonte de diretriz de trabalho. Escrevemos uma média de 20 palavras por minuto durante uma reprodução.

Passada a curiosidade acima, outras dicas mais técnicas e complementares para seu dia-a-dia ao planejar o o conteúdo de Apresentações Profissionais:

Certifique-se de que exista alto contraste de cores. Isto é, entre o texto e o plano de fundo. Quanto maior o contraste, melhor o conforto e agilidade de leitura de sua audiência.

Atente-se ao tamanho e peso da letra. Ou então seus slides serão tão cansativos de se ler quanto uma bula de remédio. Evite tipografias muito finas (que, dependendo do tamanho, possam sumir ou distorcer).

Concluindo: comunicação em apresentações não é diferente dos outros formatos: precisa ser fácil, direta e assertiva. As pessoas lerão seus slides mais rápido do que você irá falar. Portanto a proposta de sua apresentação deverá se preocupar em não entediar. Afinal, bastam alguns segundos para alguém perder o interesse e alguns minutos para conquistar novamente.

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