Quais são os estilos de Motion Design para aplicar na minha comunicação?

O Motion Design pode ser apresentado de diversas maneiras para o seu público. Assim, podemos ter vários estilos de Motion Design para comunicar assuntos diferentes. Portanto, de acordo com o tipo de mensagem, estética, posicionamento de mercado e públicos, teremos diferentes métodos para criar sua comunicação em movimento.

Logicamente que cada uma terá suas características próprias, desvantagens e, certamente, vantagens.

E por isso é importante avaliar todas as condições de mercado, objetivo de comunicação, posicionamento de mercado, valores, concorrência, etc para entender qual é o melhor estilos de Motion Design para a comunicação da sua empresa.

Apresentaremos então, abaixo, algumas das possibilidades estéticas do Motion Design no mercado corporativo. Mas isso não quer dizer, absolutamente, que só existem elas: na verdade, dentro de cada uma, existe uma gama infinita de estéticas visuais para se explorar. Tudo isso para criarmos peças únicas e autorais: ou seja, só você tem. Ninguém mais. Com esse pensamento, você terá uma comunicação em Motion Design muito mais eficiente.

Vamos então aos estilos de Motion Design corporativo:

Motion Design 2D

Um dos estilos de Motion Design mais comuns (e fáceis de se produzir) no mercado é o Motion Design 2D. E a descrição também é simples: são grupos de imagens criadas no computador que inclui modelos 2D como sua base criativa. Podem ser personagens, cenários, fontes, textos, etc. Este método é bastante utilizado porque permite uma infinita variedade de estilos gráficos e fica muito bom. Veja um exemplo de criação da MonkeyBusiness em 2D:

Para deixar mais claro, o estilos de Motion Design 2D é como aqueles desenhos animados que passavam na Televisão antes do surgimento da Pixar e do Toy Story. Pense nos clássicos da Disney, Warner Bros, etc. Essa é a técnica que se aplica para a criação de um MotionDesign 2D corporativo.

Devido ao enorme leque de possibilidades visuais, de cores e formas, o formato de animação 2D bastante utilizado no mundo corporativo, seja em vídeos explicativos, vinhetas, animação de logo ou em páginas da web.

Motion Design 3D

Falamos acima do advento da Pixar no Mercado com o 3D do Toy Story. Agora chegamos na técnica de animação 3D. Ele é um pouco mais complexo, envolve softwares diferentes e muito tempo, equipe, renderização (o tempo que os computadores precisam para “salvar” as cenas) e, principalmente, de dinheiro.

É uma técnica ainda muito cara, e que muitas vezes não resulta em vídeos com boa qualidade. Nós ainda não recomendamos o seu uso para o Mercado Corporativo. Isso devido ao risco de se gastar muito para resultados ruins. E que um 2D faria melhor, em menos tempo, e com mais qualidade criativa.

Montagem De Fotos

A montagem de fotos em movimento é um dos estilos mais “corporativos” do Motion Design. Isso porque, muitas vezes quando utilizamos ilustrações e elementos como as animações 2D, a peça pode ficar com uma estética infantil.

Assim, imagine que você tirou as ilustrações do centro criativo das animações 2D e as substituiu por fotos. Está aí o resultado! Uma animação com fotos (não mais desenhos nem vídeos). É uma técnica que funciona para a grande totalidade de empresas. Enfim, ela é rápida de ser produzida, e pode ter efeitos bastante realistas.

Colagem

Um dos estilos de Motion Design que ficam mais bonitos. A colagem de fotos é um estética interessante, que dá um ar mais “despojado” para a sua comunicação. Dessa forma, ela foi transformada em uma ferramenta de criação através de comunicações políticas no início do século vinte.

E funciona através de um dos princípios de montagem de vídeo que Eisenstein nos ensinou também no início do século: imagem A + imagem B = imagem C. Então, Isso quer dizer que a escolha correta das colagens da sua comunicação podem conduzir o pensamento do seu público para o lougar correto. Veja esse incrível exemplo criado pela Tigrelab:

Enfim, a Colagem é um método em que não apenas fotos, mas também outros objetos como letras, papelão, pedaços de jornal, pano, fotos, objetos, etc. Dessa forma, este método foi inventado em 1916. E foi bastante utilizado pelos pintores de cubismo. Em paralelo, até Picasso pensava suas obras na era cubista como uma grande colagem de fotos.

Hey! Nós podemos fazer o suas animações. Afinal, somos uma agência de Motion Design. Apaixonados por movimento, criamos vídeos, animações e apresentações com planejamento, roteiro, design e animações sob nossa metodologia única do Design em Movimento.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Seja em animações, filmagens, ilustrações animadas ou qualquer outro. Concluindo: criamos para clientes que buscam se comunicar através do design em movimento.

Portanto, Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Assim, estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: sua Agência de Motion Design

Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, animações, vídeos ou qualquer outra plataforma. www.monkeybusiness.com.br