Quando utilizar o estilo de vídeo whiteboard na sua comunicação

Assistir vídeos corporativos no estilo whiteboard é sempre interessante. Mesmo que o assunto tratado não seja tanto… Portanto, se você já se sentiu assim, provavelmente é porque se sentiu encantado com a estética do vídeo whiteboard (também conhecido como Draw My Life). Afinal, eles são um dos estilos de vídeo corporativo mais populares do mercado. Sério! Aqui na agência fazemos muitos deles mensalmente e sabemos muito bem porque eles funcionam e encantam pessoas.

Além do mais, eles se tornaram uma ferramenta muito útil para se conectar com diversos públicos usando uma abordagem emocional. Assim como técnica. Isso porque esses vídeos são muito bons para explicar assuntos e vender ideias através da lógica. Além disso, o vídeo corporativo no estilo Whiteboard dá a você a chance de apresentar ideias de negócios em apenas alguns segundos. O que é ótimo, em um momento onde empresas e profissionais têm cada vez menos tempo para se comunicar.

Portanto, os vídeos Whiteboard comunicam fatos, ideias e até cálculos matemáticos de uma maneira envolvente, atraente e também educativa. Assim, vamos para a segunda questão: quando você deve escolher o estilo whiteboard? Primeiramente, é importante pensar na questão da eficiência desse tipo de vídeo. Isso porque ele é um dos mais atraentes da indústria, e, até por isso, se tornou um modelo de vídeo da moda.

O que é um vídeo whiteboard?

Sim, estamos falando muito dele, mais ainda não explicamos o que é um vídeo whiteboard. Então, vamos começar com o básico. Com um exemplo do nosso portifólio:

Este é um bom exemplo de como um vídeo em Wjiteboard se comporta. Basicamente ele é feito em um fundo neutro, nesse caso branco. E até para fazer sentido com o nome do vídeo. Dessa forma, ele é composto de ilustrações feitas à mão, que formam um infográfico e explicam temas. Outro ponto importante do vídeo whiteboard é o uso da “mãozinha”.

Enfim, ela que vai guiar o olhar do público pelas informações, funcionando como um elemento de didática. Assim, como podemos ver, é um vídeo que primeiramente parece simples. Porém, tem um toque especial que o torna único e altamente atrativo. Mas então, o que há de tão especial no formato whiteboard e por que ele é tão utilizado em empresas? Vamos entender um pouco mais as origens do vídeo Whiteboard e perceber que ele está diretamente conectado com o nosso jeito de pensar.

Qual é a história do vídeo Whiteboard?

Originalmente, os vídeos Whiteboard eram “feitos à mão”. O que dava uma carga de “humanidade” a eles. Isso porque, no passado, as apresentações de animação em Whiteboard eram feitas por um artista, que desenhava em um quadro branco enquanto era gravado por uma câmera. Parece simples, mas demandava muita técnica e habilidade do artista. No entanto, com o passar dos anos, essa técnica foi otimizada e começou a se criada através de animações em Motion Design e efeitos especiais para chegar a um resultado de alto nível.

Sabemos que o conteúdo em vídeo, por si só, tem um enorme poder de engajamento. Podemos afirmar que essa é a melhor forma de se comunicar. Assim sendo, do mesmo tempo, a animação em Whiteboard, em particular, tem mais capacidade de estabelecer um vínculo emocional com seus espectadores. Portanto, ao aproveitar a eficácia dos personagens animados, você pode educar seu público usando um formato moderno e atraente. Mais ainda: você também tem a chance de comunicar sua ideia de negócio (isto é, sobre o que é seu produto ou serviço, como ele pode ajudar seus clientes e por que você é a melhor opção no mercado) de maneira rápida, breve e direta. Com mais uma vantagem: nos vídeos whiteboard a história é criada e construída na frente dos olhos do espectador, e isso é muito cativante!

Por que Escolher um Vídeo Whiteboard?

Para começar, vamos argumentar pelo lado da eficiência. Assim, o poder educacional enorme e a incrível capacidade de organizar e comunicar qualquer tipo de conceito. Só por esse fator já entendemos a força do vídeo Whiteboard. Principalmente para quem busca explicar ideias ou conceitos mais complexos. Além dessa questão didática, o vídeo whiteboard proporciona ótimo design, com ilustrações cativantes e utiliza-se da estrutura do storytelling para organizar as informações. Assim, fica mais fácil se prender ao assunto e prestar atenção nele até o final.

Agora, para você fazer a escolha certa, levantamos os principais motivos para se escolher um vídeo whiteboard. Elas te ajudarão a entender se o vídeo whiteboard é o melhor formato para sua comunicação:

01. Preciso explicar algo complexo.

Como já entendemos, a didática de um vídeo whiteboard é sua maior força. Dessa forma, as ilustrações animadas em um whiteboard têm um enorme poder educacional. Além de prender a atenção e comunicar conceitos com bastante facilidade. Duvida? Lembre-se de quando estávamos frente ao professor e a lousa na escola para aprender alguma coisa. Esse processo virou orgânico. Paralelamente, o mesmo acontece no campo do marketing. Onde vídeos como o modelo de Whiteboard adotam essa técnica para transmitir os conceitos mais complexos de maneira direta e simples.

02. Preciso de tempo para explicar meu negócio.

Embora os vídeos explicativos, em geral, devam ter um tamanho específico, também pode acontecer que você precise de tempo extra para explicar sua ideia de negócio. E isso não é errado. Afinal, sabemos que ideias complexas precisam de mais tempo para serem expostas. Assim, os vídeos em whiteboard são perfeitos para estender esse limite! E existe uma razão para isso: quando as pessoas vêem um whiteboard na frente de seus olhos, elas sabem que uma lição está prestes a ser explicada. E que isso pode levar algum tempo. Isso significa que eles vêem um whiteboard e simplesmente “entram no clima” para ouvir e prestar atenção. Concluindo, a história também é criada diante de seus olhos e isso ajuda muito a despertar a curiosidade e a expectativa.

03. Preciso humanizar as informações.

Personagens animados podem dar um toque extra ao seu vídeo. E esse toque, representado pela humanização de um conteúdo que pode ser mais duro, é importante para aproxima-lo do seu público. A melhor maneira é colocando seu assunto nas mãos de personagens. Se você criar personagens, estabelecerá uma conexão do seu público com eles, e consequentemente, com sua mensagem principal. Portanto, podemos dizer que o uso dos personagens nas ilustrações de um vídeo em Whiteboard é uma maneira de deixa-lo mais atrativo e próximo das audiências. Facilitando assim sua assimilação.

04. Tenho um assunto que demanda construção de pensamento

Uma das grandes belezas do vídeo Whiteboard é que ele é construído na frente do espectador. Essa questão que pode parecer menor à primeira vista. No entanto, é altamente relevante quando tratamos de um assunto que precisa ser construído de pouco em pouco para ser entendido. E isso o vídeo Whiteboard faz muito bem, com uma ajuda: A mãozinha desenhando as cenas. Esse fato, que para alguns é um mero detalhe, mas que para nós, produtora de vídeos Whiteboard, é essencial. Isso porque, a mão, ao construir cenas, guia o público e aponta o que deve ser visto naquele momento. Ela é uma enorme força didática do vídeo Whiteboard .

Hey! Nós podemos fazer o seu vídeo whiteboard. Afinal, somos uma agência de Motion Design. Apaixonados por movimento, criamos vídeos, animações e apresentações com planejamento, roteiro, design e animações sob nossa metodologia única do Design em Movimento.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Seja em animações, filmagens, ilustrações animadas ou qualquer outro. Concluindo: criamos para clientes que buscam se comunicar através do design em movimento.

Portanto, Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Assim, estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: sua Agência de Motion Design


Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, animações, vídeos ou qualquer outra plataforma.www.monkeybusiness.com.br