MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como vencer o medo de falar em público de forma criativa?

Muitos bons apresentadores têm Glossofobia. Nós encontramos com vários. Agora, como vencer o medo de falar em público? Ainda mais de uma maneira MonkeyBusiness (mais criativa)? Ensinamos aqui:

Não importa o tipo de apresentação que você tenha em mãos. Ela pode ser até feita pelo MonkeyBusiness (se não é feita por nós ainda, clica aqui e fala com a gente) e ter todas as características audiovisuais que causarão o maior impacto na audiência. Se você tiver medo de falar em público, certamente sua apresentação não alcançará seu potencial sucesso. Então, como vencer o medo de falar em público? Mas, dessa vez, de uma forma criativa?

Esse medo tem nome: glossofobia. Ele vem do grego glōssa (língua) e fobos (medo). É conhecida por muitos pelos seus sintomas: ansiedade intensa antes de falar em público (aumento da frequência cardíaca, pressão arterial, respiração, rigidez dos músculos do pescoço e boca seca). Assim como desconforto físico (como náuseas) e pânico.

De acordo com Cheryl Hamilton, autor de Communicating for Results: A Guide for Business and the Professions, mais de 75% dos oradores sofrem de glossofobia. Portanto, permita-se ao alívio em saber que isso é normal. “Não acontece só com você”. E tem até estudo apontando que as pessoas tem mais medo de falar em público do que morrer. Falar em público não mata ninguém, então pelo menos você ainda estará na vantagem.

Como vencer o medo de falar em público de forma criativa?

Mas como vencer o medo de falar em público? Certamente cada caso é um caso. E não seria possível curar essa fobia com apenas uma postagem listando passo-a-passo. Mas saiba que existem dicas para você melhorar essa fobia, controla-la, reduzir a carga de stress que surge nos momentos em que precisa falar em público:

treine em voz alta (muito),

fale com o espelho (preste atenção em você, em cada detalhe, memorize sua atuação),

chegue cedo (conversar antes de subir no palco alivia a carga de ansiedade, sem contar que chegar em cima da hora ou atrasado só pioraria seu nervosismo)

e respire normalmente (e corretamente).

Quer um exemplo de superação? Joe Kowan, músico e designer gráfico. Ele contou ao TED@State Street como ele superou o medo de falar em público.

Aprender a como vencer o medo de falar em público é algo que você deve começar a fazer agora

Com ou sem apresentação, falar em público é uma das atividades que todo profissional um dia irá exercer (sem contar a experiência acadêmica, que certamente possui diversas atividades de apresentação de trabalhos). Portanto contar apenas com a coragem ou desdenhar o momento podem ser péssimas escolhas. Eu particularmente, em um evento, vi uma palestrante subir ao palco sem ensaiar e fazer uma das piores apresentações que já vi em minha vida, isso porque certamente não levou a sério o momento.

Na mesma linha do “combinado não sai caro”, quando você pratica a experiência não apenas sai melhor como você se sente com mais controle. Aliás, sentir-se no controle é uma das palavras-chave para resolver o medo em público. Pois em minha visão esse medo se resume a pessoa temer a perda de controle. O projetor não funcionar, dar branco, alguém rir ou a audiência não responder conforme suas expectativas.

Em nosso blog existem diversos materiais que podem te auxiliar com o preparo de uma apresentação, e verá que repetimos muito a prática – não é à toa.

Pratique sempre. E conte com o MonkeyBusiness.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Criativas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.