O storytelling animado e o seu poder de comunicação corporativa

Trabalhar com animações tem uma parte de novidade, mas, na sua essência, o que fazemos é retomar técnicas antigas. Afinal, a base de uma storytelling animado é a ilustração. E essa existe desde a primeira comunicação visual do mundo.

Antes mesmo de qualquer linguagem escrita. Antes de termos uma linguagem específica. No período paleolítico, a humanidade já ilustrava, em cavernas, o que eles viam, sentiam e faziam. Até como planejamento de caçadas, e também como um pedido aos céus para terem sucesso nelas.

Logicamente que nós mudamos muito desde aquele época. Afinal, a complexidade da percepção humana mudou drasticamente com sua evolução. No entanto, a ilustração continua sendo um dos métodos mais relevantes para transmitir mensagens. E ainda mais quando o assunto é o o storytelling animado corporativo. Seu impacto na comunicação digital realmente tem aumentado, com o aumento da demanda por elementos de marketing de conteúdo, como animações e infográficos.

Muitas delas são baseadas em storytelling animado. Essa técnica é muito utilizada, pois contempla duas questões importantes do Mercado: poder contar uma história (e vender suas ideias através dela) com pouca verba. Convenhamos que ilustrar e animar personagens, cenários e ações é muito mais barato que a contratação de atores, estúdio e captação dos mesmo, não é?

Para entender a importância do storytelling animado, precisamos primeiro entender essa técnica mais a fundo. Então vamos dividi-la em algumas questões importantes:

Objetivo

Um bom vídeo de storytelling animado passa por um planejamento de mensagem e estética rigoroso. Isso porque uma ilustração animada tem um papel muito claro: comunicar melhor. Isso quer dizer que ela é focada no público-alvo. E precisa ser assim: bastante pragmática. Afinal, trata-se de comunicação corporativa e essa deve dar resultados. Ela é a ponte de envio de mensagens específicas um público específicas. Portanto, trata-se de encontrar soluções exclusivas para necessidades exclusivas de comunicação daquele cliente, naquela situação.‍

Foco

Alguns podem pensar que projetar com ilustração não é uma opção tão boa com mídias como a captação, por exemplo. Muitas vezes aqui na agência nos deparamos com essa pergunta. Exatamente devido a uma preocupação bastante específica dos clientes: muitos tem medo de que a ilustração passe uma imagem mais infantil do que eles precisam. Assim sendo, toda a gama de técnicas e estéticas da comunicação de um vídeo é interessante. Mas tudo depende do seu foco que você quer dar para o seu storytelling animado.

Por exemplo, ao compararmos o storytelling animado com captação, temos que nos lembrar de que a fotografia e a videografia são limitadas: elas respeitam os limites físicos que a realidade impõe. E se o orçamento não puder acomodar uma captura original, é provável que você não encontre exatamente o que precisa. Ao passo que em um storytelling animado tudo é possível.

Criando a realidade da sua empresa

Com um storytelling animado, você obtém um mundo totalmente aberto. Assim, o céu é o limite. A ilustração pode ajudá-lo a desviar a realidade e usar abordagens como metáforas ou analogias de uma maneira muito fácil. Estilo de comunicação muito mais complicado de se obter com outras formas de representação visual.

Mas, mesmo que estamos falando de uma técnica bastante lúdica de comunicação, ainda é importante manter certa dose de realidade sob controle. Isso porque geralmente um storytelling animado corporativo é bastante rápido, e não temos muito tempo para apresentar esse novo mundo para o público. Mesma questão se aplica com pontos específicos da construção desses ambientes. A física aplicada, por exemplo, é essencial e todo cenário ou personagem criado ainda deve obedecer a uma lógica.

Um storytelling animado autoral

Um bom storytelling animado deve ser único. Ou seja, só a sua empresa tem. E disso nós não abrimos mão. Tendo isso em mente, a criação de cenários, personagens ou elementos com os quais vamos nos comunicar com o nosso público, seja pela aparência, pelos recursos especiais ou pela forma como se movem e pensam, é a chave para uma história envolvente. lembrando que ela deve ser envolvente para aquele público em específico para ser autoral. Querer se comunicar com todos é se comunicar com ninguém.

Portanto, convidamos você a abrir a mente. O máximo que puder. Pense em histórias mais ousadas. Personagens diferentes. Situações complexas. Ouse nas cores, nas composições, nos elementos. Não utilize packs prontos de bancos de imagem! Crie um ambiente somente seu. Que nenhuma outra empresa vai ter. A força que o seu storytelling animado ganha com isso é incrível.

Animação!

Nossos corpos, mentes (e o mundo em que estamos) estão em constante movimento – a capacidade de perceber o movimento é, de fato, um instinto natural de sobrevivência. Nós notamos o movimento de forma instintiva. Por isso é importante adiciona-lo ao seu storytelling.

Embora seja verdade que uma comunicação estática deva ser capaz de enviar as mensagens corretas, é inquestionável que o movimento possa adicionar muito mais informações. E não é só isso: o movimento eleva a sua comunicação (principalmente quando se trata de um stoirytelling) para outro patamar de qualidade. Quando elementos começam a se mover, temos uma visão geral: por exemplo, se um personagem se move, podemos obter mais informações emocionais e comportamentais, o que fortalece o vínculo entre os usuários e a mensagem.

Sem contar que sabemos que o tempo é escasso. Ainda mais para uma comunicação corporativa. Portanto, a animação nos ajuda – e muito – com o tempo. Ela também comunica, ajuda a enxugar textos, e propicia a criação de uma história em poucos minutos.

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