MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

O storytelling corporativo da Nextel

Criar um storytelling corporativo tem suas dificuldades. Isso porque muitas empresas evitam partes importantes de qualquer história, como o conflito. Veja um bom exemplo de como fazer com esse case da Nextel:

Em primeiro lugar, um storytelling corporativo não precisa ser sempre com famosos e suas histórias batidas. Para funcionar, esse formato demanda cuidados de forma. Isso para que as histórias façam sentido e atraiam a atenção do seu público. Quem acompanha o mercado publicitário sabe que as marcas não medem esforços para ter uma celebridade em suas campanhas. Mas é interessante observar que muitas vezes, marcas de grande expressão nacional colocam algumas “personalidades anônimas” em seus comerciais. Foi o que fez a operadora Nextel, que lançou a campanha Convocação, onde convida pessoas normais, mas com histórias interessantes, para fazer parte de seus comerciais.

E esse é o caso do autor de literatura fantástica André Vianco, que teve sua história contada em um dos comerciais recentes da campanha. Vianco é um escritor que publicou 13 livros do gênero terror e aventura e já vendeu quase um milhão de exemplares. Algumas de suas obras já foram adaptadas para os quadrinhos, peças de teatro e sua trilogia mais famosa, O Turno da Noite, ganhou o episódio piloto para uma série de TV. Seus personagens também já foram tema das Noites do Terror, do extinto parque de diversões paulistano Playcenter.

A história do autor é bastante curiosa e inspiradora. No início dos anos 2000, após ficar desempregado, André Vianco arriscou tudo e usou seu FGTS para realizar um sonho, publicar seu primeiro livro. Aquela obra, intitulada Os Sete, vendeu mais de 300 mil cópias e fez o autor cair nas graças do público. Mais: chamou atenção de grandes editoras e alavancou sua carreira.

Mas qual é a relação desse autor com o mercado de apresentações?

O primeiro ponto que podemos analisar é a própria campanha com storytelling corporativo da Nextel. Embora criativa, levanta a questão: qual é o ponto chave do que falei nos parágrafos acima? Ora, são as histórias. Nesse sentido, o objetivo principal da Nextel com esta campanha é encontrar boas histórias. E conta-las em seus comerciais. E através do autor André Vianco eles encontraram uma bela história de sucesso de um contador de histórias.

Mais do que uma boa história. O storytelling corporativo demanda um bom apresentador

André Vianco não é um simples autor de terror. Ele sabe contar histórias. Seus textos são uma mescla de terror, fantasia e aventura. Além disso, sempre com personagens bem trabalhos, narrativas rápidas e reviravoltas inesperadas. Vianco também abusa do cenário. Situando suas histórias em cidades brasileiras e fazendo alguma ligação com fatos históricos do nosso povo.

Mas o autor vai muito além de um escritor. Ele também é um bom apresentador. Presente em diversos eventos literários, cursos e oficinas, André Vianco consegue mostrar em algumas horas de apresentação porque seus livros fazem tanto sucesso. E como ele constrói seus universos narrativos e seres fantásticos que os habitam. E o ponto chave dessa ligação com seu público é o seu carisma, o terceiro e último ponto que quero analisar aqui neste texto.

Todos que conhecem ou tem algum contato com o André sabem do enorme carisma do autor. Logo nas primeiras conversas já dá pra perceber sua simplicidade, alegria e doses bem colocadas de humor. E esse ponto é um dos grandes atrativos. Afinal, todos gostam do autor e querem estar lá não só por suas histórias, mas principalmente, pelo próprio André Vianco.

Mais que slides: slides com storytelling

Essa é uma visão bem interessante quando abordamos algum assunto relacionado ao mercado de apresentações. Não são apenas bons slides e um conteúdo bem trabalhado que podem fazer a diferença. Sabemos que, um bom apresentador, com bastante carisma e flexibilidade para conduzir determinará o sucesso da sua apresentação e em qualquer storytelling corporativo.

Para concluir: a participação do André Vianco na campanha da Nextel, assim como a maneira como a história do autor é tão inspiradora a ponto de transformá-lo em um sucesso literário, também mostra que histórias bem contadas encantam o público e que um bom apresentador também é feito de uma boa dose de carisma. Que tal contar boas histórias e encantar sua plateia?

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação Corporativa.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.