Storytelling em Apresentações: Entendendo a Jornada do Herói

Storytelling em Apresentações é uma técnica muito usada e que dá resultados. Mas, para criar uma história, é preciso estrutura. Você conhece a Jornada do Herói? Ela é um modelo de construção de histórias proposta por Joseph Campbell, baseado na psicologia de Jung e em estudos de mitologia. Por isso também é conhecida como Monomito. Mas como ela funciona?

 

O vídeo mostra tudo em resumo: a história começa com o herói ainda no mundo comum, como uma pessoa comum. Em algum momento, ele recebe um “chamado para a aventura”: algo acontece na sua vida que ele precisa sair da zona de conforto e lutar. Mas ele tem medo. Porque essa aventura é perigosa e ele pode ter grandes problemas. Então ele nega a aventura. Prefere continuar no seu mundo onde tudo estava tranquilo. Nesse momento entra um personagem que faz o papel de mentor: ele se propõe a ensinar o nosso protagonista tudo o que ele precisa saber para vencer essa aventura.

Então ele parte para a aventura, passa por diversos testes e no final da história, ele vira um novo personagem. Mas forte, sábio e inteligente.

Podemos fazer um paralelo da estrutura do monomito com uma apresentação, e transformar essa estrutura em uma jornada da audiência. Afirmando que a sua audiência é o herói, que está no mundo comum mas que recebeu um chamado para uma aventura (aprender algo novo). Você, como apresentador, faz parte do mentor. Então vai montar a sua apresentação como se fosse uma aventura, e vai guiar a sua plateia sobre ela. A tradução da estrutura foi proposta pela Nancy Duarte, e adaptada para storytelling em Apresentações está resumida nesse esquema:

Monomito_TheHeroesJourney
Monomito_TheHeroesJourney

Você não precisa se prender necessariamente nesse único esquema. Existem várias outras estruturas onde podemos “montar” a nossa apresentação. O importante é saber encaixar os fatos corretos e entender para qual caso cada uma das estruturas funciona melhor. Estrutura é fundamental para o sucesso de qualquer storytelling em apresentações.

Seu Storytelling em Apresentações precisa de planejamento, roteiro e design em movimento. Esse é o conceito de Motion Design da MonkeyBusiness

Conte com a MonkeyBusiness. Nós somos especialistas em desenvolver vídeos e apresentações, inteligentes e mais eficientes. Temos times de atendimento, roteiro, direção de arte e motion design dedicados a criar vídeos e apresentações. Para os mais variados públicos e objetivos. Sabemos como transformar qualquer assunto em resultados. Conte conosco para criarmos seu próximo storytelling em apresentações. Veja alguns exemplos de vídeos criativos no nosso canal no Youtube e apresentações profissionais do nosso portifólio.