Vídeo Corporativo: o choque entre captação e animação

Hoje as empresas precisam se comunicar de forma digital. E, a melhor mídia para isso, são os vídeos. Mas, a partir do momento que uma empresa busca ter um vídeo corporativo, além de outras decisões, existe uma que, quando discutimos a estética final da peça, é primordial. Precisamos de um vídeo de captação ou de animação?

Pode parecer pouco, mas ter uma animação ou um vídeo captado com atores reais transmitem mensagens e intenções muito, mas muito diferentes. Vamos entender quais são esses parâmetros quando discutimos os tipos de estética de um vídeo, animado ou captado:

Vídeo corporativo animado

Quando pensamos em criar um vídeo corporativo animado, ele pode adquirir uma característica de caráter reflexivo. E ela é muito importante para quando queremos fazer nosso público pensar. Isso porque, por mais realista que esse vídeo corporativo animado seja, o espectador sabe que está diante de algo construído. E esse pequeno detalhe pode fazer toda a diferença no sei vídeo corporativo animado.

Paul Ward (2005) chama a atenção para o que ele denomina de “animatedness”. Esse termo indica que a característica da animação ter a sua “natureza animada” sempre auto-evidente. Independentemente de quão real ou imparcial seja a realidade ou discurso por ela representado. Então, podemos concluir que já na proposta visual do seu vídeo fazemos com que o público pense de certa maneira.

A animação é um modo de produção essencialmente intervencionista. Essa natureza claramente construída da animação entra em conflito com temas mais duros ou profissionais, bastante recorrentes em um vídeo corporativo. E é exatamente aí que mora a beleza da técnica do vídeo corporativo animado. Ao contrário de constituir um problema, a natureza contraditória da escolha de um vídeo corporativo animado para comunicar assuntos sérios permite ao espectador refletir não apenas sobre os assuntos propostos no vídeo. Assim como sobre a forma e a abordagem das questões envolvidas por esses assuntos.

Concluindo, a aparente construção da animação força a reflexão sobre a forma e o significado do que está sendo representado. Algo que se perde na representação mimética entregue pela imagem captada em câmera. Mas calma! Isso não quer dizer que um vídeo corporativo não seja bom por ter sido filmado. A proposta final dele é apenas diferente do que vemos como resultado do vídeo corporativo animado.

Vídeo corporativo filmado

Uma questão muito importante para quando falamos das intenções de um vídeo corporativo filmado tem a ver com a montagem clássica do cinema. Essa tem por objetivo estético incluir o público na cena. E é esse o efeito que você terá ao produzir um vídeo corporativo filmado.

Realidade. Mas não é só a realidade que um vídeo corporativo filmado entrega para o seu público. Ele a faz participar dela através de cenários, luzes, ângulos, etc. A ideia desse tipo de estética é fazer sentir, não refletir. É fazer participar, não imaginar.

Assim, antes de pensar se você precisa de um vídeo corporativo filmado ou de um vídeo corporativo animado, pense nas sensações que quer despertar. Seu público com certeza será mais impactado por um ou outro estilo. Ou, ainda mais, terá sensações e emoções diferentes com cada um deles. No final, quais delas você quer que eles sintam? Veja: essa decisão é importante e cabe a você e a produtora de vídeos que você buscar. Aliás, na hora de escolher a sua produtora de vídeos, escolha a MonkeyBusiness.

Hey! Nós podemos fazer o seu vídeo corporartivo. Afinal, somos uma agência de Motion Design. Apaixonados por movimento, criamos vídeos, animações e apresentações com planejamento, roteiro, design e animações sob nossa metodologia única do Design em Movimento.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Seja em animações, filmagens, ilustrações animadas ou qualquer outro. Concluindo: criamos para clientes que buscam se comunicar através do design em movimento.

Portanto, Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Assim, estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: sua Agência de Motion Design

Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, animações, vídeos ou qualquer outra plataforma.www.monkeybusiness.com.br