Vídeo de depoimento: não mate o mensageiro

Ao redor do mundo inteiro, a liberdade de expressão está em crise. Existem acontecimentos marcantes dos últimos anos, como Vladimir Putin proibir que um meme seu circulasse. Assim como a perseguição e falência da Gawker, um site de notícias que desagradou um investidor do Vale do Silício. E até a revelação bombástica de Edward Snowden que o levou para o exílio. E como uma redatora, esse meu artigo será dedicado à importância da mensagem e do mensageiro. E veja que ele tem muito a ver com o seu vídeo de depoimento.

Ne Nuntium Necare

A expressão em Latim Ne Nuntium Necare tem um significado popularmente conhecido: não mate o mensageiro.

É uma expressão que reflete como devemos receber críticas e mensagens desagradáveis aos nossos ouvidos. Mas nem sempre a mensagem que é desagradável é por si só negativa. Até porque não precisa ser uma notícia ruim para não nos agradar. Basta apenas uma oposição às nossas ideias. Mas muitos esquecem que a contradição é necessária. Assim como deve fazer parte do nosso cotidiano, pois nos leva à nossa própria evolução.

Censura é uma palavra que está cada dia mais forte. E nada mais é que limitar opiniões. Assim, possuindo várias ramificações, como as notícias falsas que servem para justificar a própria censura.

E nessas enormes ondas de notícias falsas, há quem diga que é a década da mentira. No entanto, você lembra de ter sentido que houve, em algum momento da sua vida, um mundo verdadeiramente transparente? Talvez só não fosse tão explícita. Mas a mentira sempre foi muito comum.

O verdadeiro lucro da mensagem

O mais engraçado é que no século da informação, onde dados possuem um extremo valor, a busca é pelo contrário. O lucro está justamente na veracidade dos dados para direcionar o conteúdo. Portanto, a publicidade está se tornando cada vez mais direcionada ao buscar essa verdade, pois além de ser o que as empresas procuram, é o grande diferencial das plataformas digitais. Ou seja, o conteúdo personalizado para o indivíduo.

Mas de nada adianta todo esse esforço por dados e informações verdadeiras se as pessoas que fornecem esses dados terão que limitar suas opiniões ou censurá-las. Apesar da censura ter o propósito de diminuir as fontes de opinião, a partir do momento que cada um tem um smartphone em suas mãos, esse é um caminho que está destinado ao fracasso. Assim, Steve Jobs não tem como fugir do seu túmulo, desinventar o smartphone e desfazer seu impacto na comunicação global.

O vídeo de depoimento na atualidade

Esse é o século de testar os limites da liberdade da expressão. As novas plataformas dependem das ações e produção de conteúdo de cada um dos seus usuários para existir. Então não matem o mensageiro. Valorize as críticas, os vídeos de depoimentos sinceros, escute a opinião de quem você não gosta com o mesmo respeito de quem você gosta.

Afinal, em um mundo polarizado, os inteligentes se apegam à um lado, mas também buscam entender o surgimento do outro. E a essa altura já sabemos que, independente do que aconteça, o mundo não caminha para trás. O mesmo pode ser aplicado no seu vídeo de depoimento. Veja que você não precisa necessariamente ficar repetindo o que acredita.

É importante colocar e defender suas posições. Mas nunca atacar outras. Um vídeo de depoimento pode ser um material que não acrescenta nada na vida do seu público, assim como pode ser algo inovador para a vida dele. Neste caso, o que diferencia os dois é a mensagem. Ela é o ponto central do seu vídeo de depoimento. Pense nela, seja sensato e não mate o mensageiro.

Hey! Nós podemos fazer o seu Vídeo de depoimento. Afinal, somos uma agência de Motion Design. Apaixonados por movimento, criamos vídeos, animações e apresentações com planejamento, roteiro, design e animações sob nossa metodologia única do Design em Movimento.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Seja em animações, filmagens, ilustrações animadas ou qualquer outro. Concluindo: criamos para clientes que buscam se comunicar através do design em movimento.

Portanto, Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Assim, estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: sua Agência de Motion Design

Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, animações, vídeos ou qualquer outra plataforma.www.monkeybusiness.com.br