MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Vídeo Draw My Life e a máquina de gerar atenção

Com certeza você já ouviu falar sobre o estilo de Vídeo Draw My Life. Afinal, essa é uma estética visual bastante usada ultimamente em vídeos corporativos. Caso você não seja familiarizado com o formato, o Vídeo Draw My Life apresenta personagens e situações que explicam ideias e que estão sendo desenhados a mão em tempo real. Além disso, esses vídeos também usam textos em formato de key-messages em um fundo branco liso. Também são conhecidos como vídeos de whiteboard, mas foram popularizados sob o nome de Vídeo Draw My Life.

Com certeza você já viu algum desses vídeos no youtube ou em blogs e sites navegando pela internet. Mas eles também estão ficando cada vez mais populares em vídeos corporativos e também em como vídeos educativos. Sim, empresas e faculdades se usam desse formato como mídia visual para ensino e treinamento. E fazem isso porque o formato é eficaz.

Um enorme aumento na capacidade de recall da audiência

Avaliando estudos sobre o tema, podemos notar que quase todos eles reforçam o argumento de que os vídeos de animação, particularmente o Vídeo Draw My Life, são a principal mídia para treinamento corporativo hoje em dia. Mas saiba que existe uma base psicológica para essa questão.

O Dr. Richard Wiseman publicou uma pesquisa sobre o Vídeo Draw My Life. Ele descobriu as razões pelas quais esse vídeos superam os demais em testes de memória, resolução de problemas, capacidade de compartilhamento e impacto geral no público. Veja como foi esse estudo, feito em 2012:

O Dr. Wiseman gravou um vídeo de si mesmo explicando um assunto e publicado on-line. Mais tarde, ele criou um Vídeo Draw My Life simples usando exatamente o mesmo áudio. Com isso, ele testou a memória dos espectadores depois que eles assistiram um ou outro, para ver qual deles os ajudou a aprender melhor.

Os resultados do estudo apontaram que os espectadores que assistiram ao vídeo animado responderam a 92% do teste de memória corretamente. Esta é uma melhoria significativa (como visto do ponto de vista da pesquisa acadêmica). Isso se compararmos com os resultados dos testes de espectadores que assistiram ao vídeo de gravação ao vivo do mesmo sujeito, que em média, marcou 70% de recall.

Vídeo Draw My Life é um ímã de atenção

E isso acontece porque as pessoas se colocam de maneira mais envolvidas no processo, diz Wiseman. Sabemos que, para lembrar de algo, você precisa atendê-lo em primeiro lugar. Assim, se você não tem a atenção das pessoas, não vai transmitir informações, elas não vão absorve-las, e consequentemente, não aprenderão. Portanto, se a questão é despertar a atenção, as animações fazem muito bem esse papel.

E nós vivemos isso todos os dias. A busca pela atenção da plateia, seja ela em apresentações ou vídeos. Com muita frequência, seu público parecerá entediado durante vídeos sobre segurança, demonstrações de produtos, etc. Vídeos longos, com a mesma pessoa falando, no mesmo quadro, são realmente chatos. A questão permanece: como você pode ganhar a atenção das pessoas à sua frente? Mesmo quando o assunto não for dos mais interessantes?

Uma maneira assertiva de despertar a atenção, como vimos, é usar o Vídeo Draw My Life. Afinal, eles são uma ferramenta poderosa para atrair o público para os tópicos. E eles funcionam bem em uma grande variedade de vídeos. Por exemplo, vídeos explicativos (independentemente do estilo de animação) são preferíveis para atrair um público-alvo mais jovem, enquanto o tipo de Vídeo Draw My Life se destaca de uma maneira mais formal e estritamente educacional, como vídeos de treinamento corporativo ou seminários. Isso porque esse tipo de ilustração não é infantil, e funciona bem em ambientes mais tradicionais e corporativo.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Vídeo Draw My Life.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.