A força do vídeo explicativo no Mercado B2B

Muitas empresas. Muitas ideias. Algumas até bem parecidas, mas com métodos de aplicação, ideais ou objetivos completamente diferentes. Sim, em um mercado competitivo, muitas vezes você não pode apenas comunicar. Deve explicar. Porque minha solução é melhor? Como ela funciona? No que acreditamos? Tudo isso é função do vídeo explicativo. Um enorme aliado de empresas do Mercado B2B.

Muitas vezes ter um bom vídeo explicativo é melhor do que ter um vídeo comercial. Se você precisa explicar, talvez seja interessante abandonar a publicidade de massa. E começar a explicar para quem realmente interessa. Afinal, em um ambiente saturado de informações, um vídeo explicativo básico, direto e eficaz é a melhor estratégia de comunicação.

O que é um vídeo explicativo?

Esse é um nome de vídeo que se deu através do seu propósito. Assim sendo, um vídeo explicativo é aquele que tem como objetivo primário explicar algo. E, logicamente, que por trás desse primeiro objetivo, podemos ter outros: como venda, relacionamento, se aproximar de prospects, etc.

Portanto, um vídeo explicativo é uma peça de comunicação animada (pode ser filmada, animada, ilustrada, etc) que se concentra em explicar uma ideia para um público específico.

Ao contrário de um vídeo EAD ou de uma vídeo aula, o que buscamos com um vídeo explicativo é atratividade. Não é pra ser longo, nem chato, nem ir muito fundo. Um bom vídeo explicativo é aquele que explica algo, convence e entretém ao mesmo tempo. Tudo isso em um curto espaço de tempo.

Dessa forma, fuja da complexidade. Procure usar uma linguagem clara, direta e uma estética atraente. O visual de um vídeo explicativo precisa atrair a atenção do espectador e ser autoral: ou seja, só a sua empresa explica questões dessa forma.

Quando explicar é a chave do negócio. E do Mercado.

Mas por que os vídeos explicativos são importantes para empresas B2B? As empresas B2B vendem produtos ou serviços para outras empresas. E isso faz toda a diferença para os objetivos e humores dos seus vídeos. Isso porque eus clientes são outras empresas que podem ou não ter um conhecimento profundo dos produtos ou serviços fornecidos por ela.

Assim, se os produtos ou serviços são complexos, a importância de um bom vídeo explicativo é clara. Perceba que ele acaba substituindo um vídeo de propaganda, por exemplo. Porque faz muito mais sentido explicar do que expor. Mas, antes de começar, entenda que um vídeo explicativo nasce com o objetivo de responder às perguntas do público sobre determinado assunto. Dessa forma, ele precisa ser relevante, e estar dentro do escopo de preocupação do seu público.

O vídeo explicativo no Mercado B2B

Para nós, que criamos vídeos explicativos para diversas empresas, o mais importante desse tipo de comunicação em movimento é a sua personalização. Só a sua empresa pode explicar esse assunto dessa forma. E essa questão só é alcançada com um bom trabalho de planejamento, roteiro (para se determinar a linguagem correta da sua empresa) e de Motion Design (buscando um visual único, que só você tem).

A personalização é importante para alcançarmos um vídeo explicativo 100% autoral. Dessa forma a sua empresa se apropria não apenas da explicação sobre determinado assunto. Mas também do próprio assunto. E isso é fantástico para sua marca. Além disso, veja mais características de um vídeo explicativo de sucesso:

  • Curto e simples: nunca com mais de 90 segundos de duração. Com uma mensagem direta. Assim, resuma toda a explicação para que ela funcione em pouco tempo.
  • Focado no público-alvo: responda apenas àquilo que seu público quer saber sobre aquele produto/serviço. Não divague. E não entregue informações desinteressantes para esse mesmo público.
  • O conteúdo deve ser atraente. E isso é um trabalho da linguagem. Portanto, na hora de criar o roteiro, essas explicações devem ser trabalhadas em suas formas para serem melhor entendidas pelo público.

Quais são os benefícios de um vídeo explicativo?

O principal benefício é atrair e envolver. Para um produto, serviço, ou qualquer outra ideia a ser explicada. Logicamente que isso é básico. Mas podemos ir mais fundo ao entender os benefícios de um vídeo explicativo:

  • Explica seu negócio em segundos. Dessa forma, economiza tempo e dinheiro. O que sabemos que é muito importante quando lidamos com empresas B2B;
  • Um vídeo explicativo funciona em diversas plataformas: se este vídeo for incluído em apresentações de negócios, assim como em redes sociais ou no site da sua empresa, ele funcionará bem;
  • Vídeos te colocam nos principais meios de busca da Internet. Assim, o seu vídeo explicativo deverá ser hospedados em um mecanismo de vídeo como o Youtube, o terceiro maior site de rede social da Web;
  • Cria conhecimento e engajamento da marca ao aproxima-la de seus prospects como especialista. Ou seja, não está tentando vender algo para eles. E sim, em primeiro momento, explicar algo. Lembre-se que toda vez que uma marca contribui para a vida das pessoas ela é lembrada;
  • Transforma assuntos chatíssimos em entretenimento. e traduz conceitos e ideias complexas em soluções práticas. Portanto, se a sua empresa oferece algo complexo, o vídeo explicativo é a solução;
  • O Motion Design de um vídeo explicativo aumenta o seu poder de lembrança. Assim, é provável que a grande maioria dos espectadores se lembre das suas explicações e, consequentemente, dos seus produtos.
  • Acompanha as tendências, melhorando a presença da sua empresa no marketing online.

Hey! Nós podemos fazer seus vídeos explicativos. Afinal, somos uma agência de Motion Design. Apaixonados por movimento, criamos vídeos, animações e apresentações com planejamento, roteiro, design e animações sob nossa metodologia única do Design em Movimento.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Seja em animações, filmagens, ilustrações animadas ou qualquer outro. Concluindo: criamos para clientes que buscam se comunicar através do design em movimento.

Portanto, Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Assim, estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: sua Agência de Motion Design

Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, animações, vídeos ou qualquer outra plataforma.www.monkeybusiness.com.br