Vídeo Explicativo: para engajar, você precisa explicar

Para entendermos melhor esse fenômeno que é o vídeo explicativo (e que nós fazemos bastante aqui na MonkeyBusiness) é importante buscarmos referência nos maiores players do mercado. Assim sendo, vamos pensar: em quais pontos da internet um vídeo explicativo tem mais função?

Com certeza existem vários. Mas, um dos mais reconhecidos é o imensamente popular site de crowdfunding Kickstarter. Sua posição de liderança no mercado e o fluxo gigante de público e de proponentes acabou criando um fenômeno novo para o mercado de vídeo e do motion design:

No topo de cada página de projeto apresentado existe um bloco reservado para um conteúdo novo, mas que será crucial para o sucesso ou o fracasso de cada ideia apresentada: o vídeo explicativo. E aí notamos que ainda estamos em um momento de transição nessa questão, e que, ainda existem chances de se estabelecer na vanguarda dele.

Ao mesmo tempo que muitas páginas de projeto em sites de crowdfunding (como é o nosso exemplo do Kickstarter) tenham esse espaço importante para se trabalhar com um bom vídeo explicativo, tem o mau aproveitamento dessa área.

Ainda vemos muitos proponentes de projetos que ao invés de criar um vídeo explicativo para alavancar os investimentos nos seus projetos, colocam materiais que não ajudarão em nada nessa jornada. Como fotos de webcam preguiçosas e até mesmo absolutamente nada. Perceba: para as pessoas financiarem o projeto, ou você tem um nome gigantesco no Mercado, ou você precisa explicar. E, nada melhor que um vídeo explicativo para isso, certo?

O Case do Vídeo Explicativo da Elequa

Agora, vamos falar de coisa boa: pegamos o exemplo da Elequa. Ela é uma start-up que trabalha com limpeza de água no Texas. E fez um vídeo explicativo muito legal usando uma explicação criativa sobre a crise global de escassez de água, cruzando com a ciência por trás de sua solução tecnológica para isso. Aqui:

Simples e eficiente. Como todo vídeo explicativo precisa ser. E veja como foi realmente eficiente: embora seu produto exista apenas como um protótipo em um laboratório, em dois minutos e meio, Elequa foi capaz de explicar sua grande visão para o futuro.

Além de convidar os espectadores a co-criá-lo. Portanto, podemos entender a força dessa nova forma de se comunicar. Isso porque, além de ajudar a angariar fundos, vídeos explicativos de produtos (mesmo que ainda inexistentes) podem levantar opiniões sobre uma marca. E, com isso, direciona-la no mercado.

O Futuro do Livro através do Vídeo Explicativo

Outro case que mostra porque você precisa de um vídeo explicativo para alavancar seu negócio ou ideia. A produtora de Motion Design Ideo examinou e avaliou a experiência da leitura através das animações. O projeto ganhou o nome de O futuro do livro. Assim, a provocação que eles colocaram é: o que aconteceria com as palavras e páginas de um livro quando esse se encontrar com a tecnologia das telas? É aqui:

No vídeo, três conceitos são explicados e discutidos. Ao mesmo tempo que o vídeo faz um excelente trabalho explicando cada uma das hipóteses, há também um benefício secundário. Ao apresentar conceitos imaginários e prospectivos para algo tão universal como a leitura, o vídeo pinta um retrato de Ideo como uma empresa voltada para o futuro. Muito legal.

Assim sendo, Perceba então que, como sempre gostamos de colocar aqui na MonkeyBusiness, um vídeo explicativo não tem uma função apenas didática. Um vídeo explicativo pode posicionar marcas. Assim como alavancar o investimento em projetos, etc etc etc.

Concluindo: em um momento onde existem diversas opções de vídeos, porque se ater apenas ao vídeo publicitário? Muitas vezes, explicar garante mais resultados do que somente expor.

Texto inspirado pela matéria “Why Motion Design Matters” da Computer Arts #221

Hey! Nós podemos fazer o seu Motion Design explicativo. Afinal, somos uma agência de Motion Design. Apaixonados por movimento, criamos vídeos, animações e apresentações com planejamento, roteiro, design e animações sob nossa metodologia única do Design em Movimento.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Seja em animações, filmagens, ilustrações animadas ou qualquer outro. Concluindo: criamos para clientes que buscam se comunicar através do design em movimento.

Portanto, Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Assim, estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: sua Agência de Motion Design

Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, animações, vídeos ou qualquer outra plataforma.www.monkeybusiness.com.br