Vídeo Institucional – Motion Graphics ou Whiteboard?

Em 2019, mais do que nunca, ter um vídeo institucional é necessário. Na verdade, vivemos em uma época de vídeos descartáveis. Assim, não se faz mais necessário ter apenas um vídeo institucional. E, convenhamos, que o formato tradicional de vídeo institucional como conhecemos, aquele tradicional e empostado, morreu.

Então, com tudo isso acontecendo no universo do vídeo institucional, e com todos esses anos que acumulamos experiência criando vídeos para nossos clientes, percebemos que existem 2 estilos de Motion Graphics mais utilizados quando o assunto é escolher o design de um vídeo institucional.

Os dois estilos mais utilizados em um vídeo institucional

Sim, são dois estilos bastante cativantes e a grande maioria das empresas, sejam elas grandes ou pequenas. E acabam escolhendo por um dos dois ao nos contratar para criar um vídeo institucional. Eles podem ser criados em Motion Graphics ou em Whiteboard.

Para entendermos melhor, vamos definir como vídeos em Motion Graphics aqueles que são ilustrados com personagens, cenários, situações ilustradas e que lembram um desenho animado, com estética de cartoon. Por outro lado temos os vídeos em Whiteboard, ou Draw My Life (seu nome mais popular), onde temos um vídeo institucional com fundo neutro (geralmente branco como uma lousa corporativa). Sendo que as ilustrações são em linhas, na maioria das vezes em preto e branco, com a famosa “mãozinha” para apontar ideias e conduzir o olhar do espectador.

São, evidentemente, direções de arte para um vídeo institucional, que, mesmo muito utilizadas, se apresentam de formas bastante diferentes. Então, como tomar a melhor decisão? Afinal, qual é o melhor para o seu vídeo institucional? Vamos ver como proceder com eles abaixo:

Quando utilizar o estilo Motion Graphics em um vídeo institucional

Primeiramente, é interessante colocarmos que o estilo Motion Graphics funciona muito bem quando você tem um vídeo institucional mais curto. Dessa forma, se precisa comunicar sua mensagem em 30 segundos esse estilo pode ser a solução. Isso porque as ilustrações de personagens em cenários passam muito bem mensagens mais rápidas.

Aí você me pergunta porquê então não seria possível utilizarmos o estilo de Whiteboard para comunicar um vídeo institucional rápido? Porque esse estilo depende da construção da animação com a famigerada “mãozinha”, o que leva tempo de tela. E não podemos perder um segundo! Portanto, a opção do motion graphics se faz mais relevante!

Aplicando o Motion Graphics

Agora, você pode ter uma direção mais visual para o seu vídeo institucional. Quando você tem cores ou um manual de marca corporativa que precisa ser aplicado, o estilo de Motion Graphics também se coloca como a melhor opção para seu vídeo institucional. Enfim, nós sabemos que em muitos casos as cores da marca são um elemento fundamental para seus vídeos. Portanto, não podem deixar de aparecer!

Nesse cenário, criar um vídeo em preto-e-branco (como um vídeo Whiteboard) não funciona. Assim, coloque em avaliação o quanto o peso de cores e manual de marca devem influenciar esse vídeo institucional em específico.

Por exemplo: se você está tentando promover um aplicativo em que a cor e o design sejam vitais, a animação em Whiteboard não cumprirá, pois a ideia por trás desse tipo de vídeo é simular desenhos de mão riscados. Talvez seu produto seja realmente explicado corretamente, mas não seja visualmente atraente (ou até condizente com o manual de marca) e não atenda às suas metas e expectativas.

Criando um vídeo institucional leve

Agora, quando você realmente está procurando deixar o seu vídeo institucional mais divertido e leve, o estilo Motion Graphics funciona muito bem! Afinal, com a sua característica de cartoon, lembramos que esse estilo naturalmente deixa a comunicação mais leve, até porque esse foi e estilo visual responsável por fazerem pessoas rirem por décadas.

Veja que o estilo de vídeo institucional Whiteboard nos apresenta um pouco de humor, mas ele não alcança a diversão e o ritmo de animação dos desenhos animados. Isso devido ao tempo da mão mais uma vez, e da construção das animações que, caso tenham muitos detalhes, levará tempo. Além disso, vídeos em Motion Graphics permitem maiores transformações de personagens. Ou seja, temos mais possibilidade em design e também de animação para trazer humor ao vídeo. Não é por acaso que os desenhos animados para crianças são tão populares!

Quando utilizar o estilo Whiteboard em um vídeo institucional

Sua empresa faz algo realmente complexo? Seu serviço, produto, formato de atuação ou metodologia demandam uma explicação maior? Veja que essa simples informação pode mudar o estilo gráfico do seu vídeo institucional para um Whiteboard. Portanto, se sua empresa precisa explicar muito bem algo para vender, vá para o vídeo em Whiteboard. Afinal, esse tipo de vídeo que coloca a construção gráfica de uma ideia imediatamente direciona o público para a explicação tanto buscada. Enfim, é como estar em uma sala de aula em frente ao quadro-negro enquanto o professor explica alguma coisa. Mais didático, impossível.

Quantidade de texto conta

Em outra situação onde o uso do estilo de vídeo Whiteboard para um vídeo institucional se faz necessário (e preferível) é quando você tem muito texto para expor. Isso porque, se fizermos um paralelo com uma lousa (que é exatamente o que esse tipo de vídeo representa) fica bastante evidente: esse é um formato de vídeo institucional que funciona para texto.

Além disso, pode-se utilizar tipografias e narrações que tornam as mensagens mais fortes. Portanto, reforçam a comunicação e a transmissão de informações. Assim, esse é outro elemento do poder altamente educacional dessa técnica.

Concluindo caso você precise de um vídeo institucional de mais de 90 segundos, também recomendamos o visual de Whiteboard. Como explicamos anteriormente, a presença do quadro branco e a sugestão da sala de aula predispõem o público a um ambiente educacional. Além disso, o fato de os desenhos serem criados diante de seus olhos aumenta a expectativa e os torna altamente atraentes. Além de didáticos, pois acompanhamos sua construção passo a passo.

Concluindo o estilo do seu vídeo institucional

Concluindo, o que podemos realmente definir é que o visual do seu vídeo institucional, seja ele em Motion Graphics ou em Whiteboard não é uma questão de escolher pelo o que se acha mais “bonito”. O conceito de “bonito” não existe na comunicação corporativa. Dessa forma, deve-se escolher o que funciona. Assim, as diretrizes acima podem te ajudar nessa jornada. Afinal, as se criar um vídeo institucional buscamos resultados em primeiro lugar. Portanto, garanta que escolheu a técnica mais condizente com que espera de retorno e boa sorte!

Hey! Nós podemos fazer o seu Vídeo Institucional. Afinal, somos uma agência de Motion Design. Apaixonados por movimento, criamos vídeos, animações e apresentações com planejamento, roteiro, design e animações sob nossa metodologia única do Design em Movimento.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Seja em animações, filmagens, ilustrações animadas ou qualquer outro. Concluindo: criamos para clientes que buscam se comunicar através do design em movimento.

Portanto, Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Assim, estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: sua Agência de Motion Design


Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, animações, vídeos ou qualquer outra plataforma.www.monkeybusiness.com.br