Vídeo Marketing: As Respostas Finais

O vídeo marketing é uma das ferramentas mais completas e eficientes de comunicação. Mas, como fazer? Aproveite o nosso esforço e veja todas as respostas para a criação do seu vídeo marketing abaixo:

No romance de ficção científica de Douglas Adams, O Guia do Mochileiro das Galáxias, há a descrição de uma raça alienígena que programou um computador para responder a grande perguntar sobre a vida, o universo e tudo mais que existe no mundo.

Nós achamos essa ideia tão legal que contratamos uma raça alienígena para programar a resposta por trás do vídeo marketing. Em outras palavras, perguntamos como fazer um vídeo marketing perfeito! Infelizmente, ainda não temos a resposta definitiva.

Uma pergunta tão profunda como essa exige anos, quem sabe milênios, para ser calculada. A resposta para o sentindo da vida demorou 7,5 milhões de anos para finalmente ser respondida. A verdade por trás do vídeo marketing perfeito pode demorar ainda mais.

Mas não entre em pânico! Enquanto a resposta definitiva ainda está sendo processada pelo computador alienígena, nós juntamos algumas dicas sobre como construir um vídeo marketing… mais-próximo-do-perfeito-que-nós-pequenos-humanos-podemos-chegar.

PRIMEIROS PASSOS PARA FAZER UM VÍDEO MARKETING PERFEITO MAIS-PRÓXIMO-DO-PERFEITO-QUE-NÓS-PEQUENOS-HUMANOS-PODEMOS-CHEGAR.

A necessidade de vídeo marketing surgiu da modernização dos meios de comunicação.

Anos atrás, a nossa principal fonte de informação era a televisão e o rádio. As propagandas desses meios focavam em ser persuasivas. E, muitas vezes, vendiam ideias que não eram necessariamente verdade. Esse produto te tornará lindo! Utilize esse creme que nunca mais terá rugas na vida! Soa familiar, não soa?

Com a gloriosa chegada da internet, entretanto, o acesso à informação ficou mais democrático e todos passaram a exigir a verdade. Assim, as redes sociais foram criadas e o vídeo explodiu como mídia, ocupando todos os espaços possíveis da rede.

Nesse contexto, a estratégia do vídeo marketing surgiu como uma indispensabilidade.

Portanto, diferente dos vídeos publicitários, porém, o vídeo marketing não tem como principal objetivo a persuasão. Ao contrário disso, ele se baseia em uma estratégia inovadora: focar nos grandes por quês que permeiam um produto.

VÍDEO MARKETING: UM HERÓI DE MUITAS FACES

Para responder as suas perguntas, porém, o vídeo marketing não se limita a um gênero de vídeo somente.

A alma desse tipo de comunicação está na possibilidade de assumir formas distintas, conforme a necessidade se confirmar, podendo se adaptar a diversos públicos diferentes e diversos canais de exibição. Nós podemos fazer, por exemplo, um vídeo depoimento se julgarmos necessário a opinião de terceiros. Ou, quem sabe, fazer uma animação para deixar o vídeo um pouco mais lúdico, se esse é o público do produto em questão.

Independentemente do tipo de vídeo que você escolher ao adotar essa estratégia, os primeiros 10 segundos de vídeo são de ouro. Pesquisas comprovam que 1/5 das pessoas que começam a assistir vídeos na internet param de ver nos primeiros 10 segundos.

É por isso que é nesse momento que você precisa conquistar o seu espectador para mantê-lo assistindo. Atualmente, com a constância de estímulos visuais, a capacidade de atenção humana se equivale a de um labrador de 3 meses, afirmam pesquisas-nenhum-pouco-sérias. Conquistar um espectador pode se tornar uma tarefa bastante árdua.

Após o glorioso momento da conquista, a sua intenção passa a se tornar a manutenção do espectador. Enfim, você quer que ele assista até o final. Outro grande desafio dessa estratégia! E é aqui que entra em jogo o comprimento do vídeo.

ENCONTRAMOS A MEDIDA DA ETERNIDADE… SÃO 4 MINUTOS

Quando assistimos um vídeo marketing, nós não queremos ver um longa-metragem. Na verdade, nós nem queremos ver um curta-metragem! Nós queremos um vídeo curto (mas bem curto), evolvente e repleto de informações chave. Um vídeo de um minuto pode ser mais que suficiente. Talvez dois minutos, quem sabe. Três minutos até que tudo bem. Agora quatro minutos… quatros minutos, não… quatro minutos é uma eternidade. Mas, na verdade, tudo depende do seu verdadeiro propósito.

É aqui que entra o roteiro. A etapa de roteiro é essencial e deve ser muito bem elaborada. É nesse momento que as principais informações são decididas. Não economize nos pontos de interrogação nesse momento!

Quantos minutos o vídeo terá?

O vídeo terá locução ou não?

Qual será o call to action final?

Como podemos ver, um vídeo marketing é um tipo de conteúdo bastante diverso que se mostrou essencial nos dias de hoje. O segredo por trás do vídeo marketing ainda é um grande mistério. Afinal, quem sabe daqui alguns milhões de anos nós não temos uma resposta definitiva? Enquanto isso, temos que nos virar com aquilo que temos em mão!

 

Somos a MonkeyBusiness. Estúdio de Animação. Produtora de Vídeo. Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Vídeo Marketing.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos animações, vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Nós criamos para empresas e profissionais que buscam se comunicar através do design em movimento.

 

Portanto, Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Assim, estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br