Vídeo Marketing: quando o comercial de 30” não resolve mais

Sou da época dos comerciais de 30 segundos de TV. Da época que os novos comerciais estreavam nos intervalos do Fantástico. E eram comentados nos corredores da escola, no almoço de família e nas reuniões com amigos. Eram épocas mais fáceis, confesso. Mais fáceis porque não era preciso explicar muita coisa. Um comercial de TV afirmava que com determinado produto você alcançaria um determinado status e estava tudo feito. Hoje não funciona mais. Hoje precisamos explicar o porquê. E é por isso que você precisa de um vídeo marketing.

Não é novidade lembrarmos que anúncios de televisão, impressos e de rádio quase sempre se concentram no motivo pelo qual um produto lhe trará felicidade. Ou seja, ele vai transforma-lo naquilo que você quer ser. Sexy. Forte. Rico. Influente. E tudo isso com apenas 30 segundos! Sim, como eu disse, eram épocas mais simples.

E a fórmula muitas vezes era a mais simples de todas: criava-se um problema ao dramatizar alguma inadequação (muitas vezes imaginária) no consumidor. E, em seguida, apresentava-se a solução com um produto, serviço ou marca. Ou seja, não havia a necessidade de explicar. Não havia espaço para o vídeo marketing.

O vídeo marketing como a ferramenta de comunicação necessária para a atualidade

Mas os tempos (felizmente) mudaram. E os consumidores de hoje não são mais muito suscetíveis a essa abordagem. A comunicação simples, pautada em problema e solução em 30 segundos morreu. E essa morte foi encomendada por um fato: o advento da internet. Ela fez o vídeo marketing ser essencial para qualquer estratégia de comunicação.

Não precisamos perder tempo falando dos benefícios diversos que a internet nos trouxe. Mas, para esse texto, acreditamos que o principal foi o poder de discussão e de reflexão. De fato, a internet se inseriu entre propaganda e compra. Isso porque ela permitiu a construção de um ambiente 2.0, ou seja, uma via de mão dupla. Esqueça a família esponja sentada à frente do seu único aparelho televisor assistindo argumentos de marketing para uma compra, sem poder rebater ou pensar sobre.

Com essa possibilidade de discussão assim como seu vasto arsenal de análises de produtos, interações em mídias sociais e em ferramentas de compras, a internet quebrou a comunicação de uma via. E incentivou as pessoas a fazer uma pausa por um instante antes de apertar o botão “comprar”. Esses segundos que ganhamos são essenciais para entendermos o porquê de comprar aquele produto.

Me explique: por que devo comprar seu produto?

Em suma, a internet torna possível fazer uma pergunta simples, mas importante: como? Exatamente como esse produto me deixará mais feliz? Como isso vai me trazer satisfação? Responder a essas perguntas leva mais tempo do que um vídeo de 30 segundos de televisão pode permitir. Felizmente, na internet, não há limites de tempo. E o vídeo publicitário começa a dar espaço para o vídeo marketing responder a essas questões.

Logicamente que esse vídeo marketing precisa ser sincero. E não se apoiar em falácias. Sabe o que isso quer dizer? Que a sua proposta de valor deve ser verdadeira. Portanto, não há mais espaços para falácias quando o limite de tempo é maior. E quando você precisa convencer, não apenas encantar com música e palavras bem colocadas em 30 segundos. E isso muda o jogo da comunicação.

Essa liberdade de explorar as possibilidades no espaço entre o argumento de vendas e o visual de um vídeo corporativo é uma das forças mais atraentes do design de movimento, nosso posicionamento aqui na MonkeyBusiness. E o entendimento de como o mercado e os consumidores mudaram apenas abre mais espaço para tipos de vídeos diferentes. Assim sendo, o importante é não tentar repetir fórmulas antigas. Elas deixaram de funcionar. E é por isso que quando você vê um vídeo publicitário inflando um produto que promessas vazias se sente mal.

Hey! Nós podemos fazer o seu vídeo marketing. Afinal, somos uma agência de Motion Design. Apaixonados por movimento, criamos vídeos, animações e apresentações com planejamento, roteiro, design e animações sob nossa metodologia única do Design em Movimento.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Seja em animações, filmagens, ilustrações animadas ou qualquer outro. Concluindo: criamos para clientes que buscam se comunicar através do design em movimento.

Portanto, Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Assim, estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: sua Agência de Motion Design

Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, animações, vídeos ou qualquer outra plataforma.www.monkeybusiness.com.br