Você precisa de um vídeo ou de uma animação corporativa?

Somos uma produtora de vídeos de São Paulo. E estamos muito, mas muito acostumados com essa dúvida. E ela é legítima. Afinal, toda vez que uma empresa nos contrata para criar um material em Motion Design, é preciso saber qual é o formato que aquela comunicação deverá ser entregue. E são dois opostos: um vídeo de captação ou uma animação corporativa.

E, logicamente, escolher entre um vídeo de captação, com abertura de câmera, atores ou até mesmo executivos dando entrevistas ou depoimentos ou uma animação corporativa é complexo. Por que eles trazem sensações completamente diferentes para o seu público. Então, qual é a melhor escolha para quando você contratar uma produtora de vídeo?

Antes de entrarmos nas diferenças entre vídeo e animação corporativa, vamos citar um autor que gostamos bastante aqui na MonkeyBusiness: Noël Carroll. Em 2005, ele afirmou que a distinção entre um vídeo ficcional e um vídeo não ficcional (e aqui podemos fazer um paralelo com vídeo de captação e vídeo de animação) não está baseada em elementos manifestos. Ou seja, aqueles intrínsecos do vídeo, como os recursos estilísticos utilizados. Mas ela se manifesta através de propriedades relacionais, como a forma como o filme é rotulado pelo realizador.

Nesse sentido, compreendemos que a definição de um filme como “vídeo corporativo” está baseada no compromisso ou na relação que o filme estabelece com o mundo. Antes mesmo que vejamos ele. Por isso é interessante percebermos que, quando uma empresa se propõe a produzir um vídeo corporativo, ela tem um objetivo. E esse deve ser diferente do objetivo de quando a proposta é se comunicar através de uma animação corporativa.

Entendendo a animação corporativa

Vamos entender por que um vídeo de captação é tão diferente de uma animação corporativa. Vamos começar pela liberdade poética que a animação corporativa nos entrega. Ela nos permite o uso de materiais de composição bastante variados. Como ilustrações, bonecos animados, montagens, recortes e colagens, assim como a computação gráfica.

Logicamente que todos esses recursos são bastante criativos e até lúdicos. E assim sendo, as capacidades criativas vão ao seu limite. Portanto, ela permite que esse tipo de produção revele mais da realidade de uma situação que um vídeo feito por uma câmera. Essa retrata a realidade de forma muito mais direta. Isso porque a animação tem o poder de instigar a reflexão sobre a forma e sobre o significado do que está sendo mostrado.

Com todo esse universo mais criativo e lúdico que uma animação corporativa tem o poder de apresentar, o público não entende como a realidade. E sim como um universo paralelo. Esse pequeno detalhe dá a ele a capacidade de refletir sobre aquele assunto. Isso porque a animação corporativa pode tornar visíveis as emoções e os pensamentos dos personagens e de ser uma forma de representar a realidade através de seus aspectos subjetivos. E isso faz toda a diferença no seu vídeo institucional, por exemplo.

Entendendo o Vídeo de Captação

Por outro lado, temos a captação de vídeo com câmeras. Logicamente que, como uma produtora de vídeos, sabemos que existem diversas maneiras de se fazer esse tipo de comunicação. Podemos captar atores ou executivos no ambiente da empresa. Mas também em estúdio, com interações animadas como letterings e animações. Tudo isso faz a diferença na questão criativa.

Mas, no fundo, a questão do vídeo em captação se difere bastante da animação corporativa porque ele apresenta um ambiente mais real, mais próximo do público. O fato de vermos atores ou executivos nos explicando algo é forte, porque nos conectamos com outros seres humanos. Assim sendo, é uma ótima solução quando se tem um assunto mais complexo, ou que precisa de um argumento de convencimento.

Hey! Nós podemos fazer a sua animação corporativa. Afinal, somos uma agência de Motion Design. Apaixonados por movimento, criamos vídeos, animações e apresentações com planejamento, roteiro, design e animações sob nossa metodologia única do Design em Movimento.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Seja em animações, filmagens, ilustrações animadas ou qualquer outro. Concluindo: criamos para clientes que buscam se comunicar através do design em movimento.

Portanto, Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Assim, estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: sua Agência de Motion Design

Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, animações, vídeos ou qualquer outra plataforma.www.monkeybusiness.com.br